Fim da janela para troca de partidos modifica forças nas Câmaras de Vereadores

Definições | Vereadores mudam de ares durante a janela para troca de partidos, modificando quadro de forças nas Câmaras

Região – Com o fim da janela para as lideranças políticas trocarem de partidos e o encerramento do prazo para quem pretende concorrer a um cargo público se filiar em uma sigla partidária, as mudanças atingiram tanto as Prefeituras quanto as Câmaras de Vereadores.

O município que mais registrou mudanças na sua Câmara de Vereadores foi Sapiranga. Ao todo, três lideranças trocaram de partidos O primeiro a anunciar sua saída foi Sandro Seixas, que deixou o PP e se filiou no DEM. Uma semana depois foi a vez de Cleidi do Prado. A ex-militante do PT deixou a sigla e se filiou no PTB, assim como Valmir Monteiro (que saiu do PMDB e foi para o PTB). Agora, os trabalhistas (que já contavam com Vilmar Machado e José Balardin) possuem quatro lideranças dentro da Câmara de Vereadores, se tornando o partido com a maior bancada ao lado do PT – ambos possuem quatro cadeiras na Câmara.

Entre os partidos que naturalmente encolheram com a saída de ex-vereadores estão o próprio PT (caiu de cinco para quatro cadeiras), o PP (de quatro para três cadeiras) e o PMDB (de duas para uma cadeira). O DEM, que sequer candidato teve na eleição de 2012, agora, está representado dentro da Câmara de Vereadores de Sapiranga. PSB e Solidariedade mantiveram seus representantes.

As mudanças poderiam ser mais profundas ainda em Sapiranga se o vereador Rubem Encarnação dos Santos tivesse aceito o convite do DEM para se filiar ao partido. Quem também admitiu que foi procurado por mais de um partido foi o vereador petista Lauderi Avelino dos Santos (o Dico). Antonio Rezene, o Nico, também admitiu sondagem de outros partidos.

Em Nova Hartz por pouco o PSC não perdeu o seu único vereador. Pedro Soares de Oliveira desistiu na última semana de sair do partido.