Ex-prefeito e atleta recebem homenagem na última sessão de novembro em Campo Bom

Foto: Divulgação/ Câmara de Vereadores

Campo Bom – Na quarta-feira (30), ocorre a última sessão ordinária do mês no Legislativo de Campo Bom. Neste dia, os vereadores realizarão duas homenagens: ao ex-vice-prefeito Demar Teixeira de Moraes, o Casquinha, e ao atleta de ciclismo Elias Weiss.

 

O reconhecimento à Weiss é uma proposição dos vereadores do PDT Professora Gênifer Engers e Professor Jéferson Nunes. Já a homenagem que será recebida por Casquinha foi proposta pelos vereadores Jair Wingert (Progressistas) e Jerri Moraes (MDB). Ambas as condecorações foram aprovadas por unanimidade na Comissão Especial de Homenagens e em plenário. A sessão inicia às 18h e terá transmissão pelos canais oficiais de comunicação do Poder Legislativo.

Os homenageados

Elias Weiss tem 37 anos é casado e pai de dois filhos. Quando criança, o atleta foi acometido por meningite e, por pouco, não ficou paraplégico. Entre os processos de reabilitação, precisou aprender a caminhar novamente. Já no ano de 2019, sofreu um grave acidente em uma prova de mountain bike e teve traumatismo craniano. Recuperado e em plena ascensão na carreira, tendo alcançado importantes conquistas recentes pelas trilhas brasileiras, Weiss utiliza suas experiências também para ministrar palestras motivacionais em empresas e escolas gaúchas, e eventos nacionais de ciclismo.

Delmar Teixeira de Moraes, o Casquinha, nasceu em 24 de julho de 1949 em São Francisco de Paula. Após uma passagem pela cidade de Taquara, Delmar veio para Campo Bom em 1963, onde teve como emprego o serviço de auxiliar de jardinagem. Ainda em 63 trabalhou na empresa Maquina Hans, depois trabalhou na Schaeffer e Hoffmann Calçados.

Já em março de 1965 ingressou no Strassburger onde trabalhou por 42 anos. Casou-se com Gladis Jost com que teve três filhos: Monabel, Daniel e Roger, pais de seus cinco netos. Trabalhando na Strassburger, ficou conhecido como Casquinha, apelido dado devido seu talento como jogador de Pingue-Pongue.

No Franciscano, Casquinha tomou o gosto pela política vindo a se filiar no PDS, partido pelo qual se elegeu vereador em 1988. Com atuação forte na Câmara de Vereadores, em 1992 o vereador obteve a reeleição. Já em 1996 foi vice-prefeito ao lado de Nelson Schneider, obtendo uma importante vitória. Em 2000, Casquinha concorreu a vereador pelo PTB, mas encerrou seu mandato no PHS. Casquinha também tem forte atuação junto ao voluntariado, sendo membro de entidades como a Fundação Cultural de Campo Bom.

Por Comunicação Câmara de Campo Bom