Em Araricá, Faisal apresenta proposta de consórcio a vereadores

Compra consorciada | Meta da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) é ter estrutura funcionando em 2017

Araricá – O prefeito de Campo Bom, Faisal Karam (PMDB), que preside a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), apresentou esta semana aos vereadores arariquenses uma proposta que promete poupar recursos públicos: constituir um consórcio entre as Prefeituras para a compra de itens de uso comum em grandes volumes.

Para tornar a apresentação mais dinâmica aos vereadores, Faisal Karam utilizou exemplos práticos da forma que o consórcio irá funcionar quando ele estiver constituído, provavelmente, em 2017. “Ao invés de um município comprar 200 metros de brita para a manutenção das ruas, podemos comprar 200 mil metros por um preço bem menor, gerando economia aos cofres públicos de cada município”, exemplificou.

O modelo de compra consorciada é realidade em cidades que formam a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O presidente da AMVRS tentou convencer os vereadores de que a medida poderá desburocratizar e acelerar a aquisição de diversos itens fundamentais para os municípios. “Para comprar um item comum, as Prefeituras mantém 12 comissões de licitações e 12 processos de licitação. Com o consórcio, a compra é coletiva e cada município tira a quantidade que necessita”, pondera.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664