Eleitor: faça a escolha certa para não se arrepender depois

Região – A plenitude da democracia será exercida por mais de 142.822.046 eleitores brasileiros no domingo (5), a partir das 8 horas da manhã. Após mais de 90 dias de campanha eleitoral, onde os candidatos expuseram suas ideias e propostas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, chegou a hora de definir quem serão as lideranças gaúchas responsáveis pela defesa dos interesses da população na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Nesta semana, os representantes dos partidos políticos foram até os Cartórios Eleitorais para testar o funcionamento das urnas eletrônicas. No sábado (4) pela manhã, inicia o transporte das urnas para os locais de votação espalhados por Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz.
Uma das constatações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2014 é a redução do eleitorado jovem com idade entre 16 e 17 anos (e que não são obrigados a votar).
Uma das grandes novidades na eleição de domingo será o voto biométrico para os moradores de Araricá. Nesta eleição, 15,18% do eleitorado brasileiro votará neste sistema.
Caso haja eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, a eleição ocorrerá no dia 26 de outubro. Desde terça-feira (30) até 48 horas depois das eleições, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante.
Perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes
1 – Quem é obrigado a votar?
O voto é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70.
2 – Haverá identificação biométrica em todas as cidades?
A identificação biométrica vai ser usada por aproximadamente 21 milhões brasileiros nas eleições de 2014, cerca de 15% do eleitorado brasileiro. Na região, apenas Araricá usará o sistema.
3 – Como faço para saber meu local de votação?
Confira em: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.
4 – Qual é a punição para quem não votar e não justificar a ausência?
Para quem perde o prazo da justificativa, a Justiça Eleitoral aplica uma multa, de aproximadamente R$ 3, mas pode ser multiplicada até por dez vezes, de acordo com decisão do juiz eleitoral. 
5 – Como fazer para regularizar a situação eleitoral?
Quem não regularizou o título até 7 de maio, não poderá votar nestas eleições.
6 – Quais documentos são necessários para votar?
O eleitor deve levar para o dia da votação pelo menos um documento de identificação com foto. Serve carteira de motorista, carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte. Levar o título de eleitor não é obrigatório. Mesmo com o título em mãos, o eleitor deve apresentar também o documento de identificação com foto.
7 – Quais são os dias e horários da votação?
O primeiro turno da eleição será no dia 5 de outubro e o segundo turno (se houver), no dia 26. Nos dois dias, a votação começa às 8 horas e termina às 17 horas no horário local. Quem estiver na fila às 17 horas vai poder votar, mesmo se chegar à urna depois desse horário.
8 – Qual é a ordem de votação?
A ordem é: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e, por último, presidente da República.
9 – O eleitor que não votou nem justificou no primeiro turno pode votar no segundo turno?
Sim. O eleitor pode votar normalmente no segundo turno, mesmo que não tenha votado no primeiro.