Dois acidentes seguidos com uma vítima fatal chamam a atenção para perigos na ERS-239

Local sinalizado no segundo acidente | Foto:BVNH

Região – Um grave acidente de trânsito resultou em uma vítima fatal na madrugada do último domingo, dia, na RS-239, na divisa entre Nova Hartz e Araricá.

 

A colisão ocorreu por volta da 1 horas e vitimou Jurandir Alves, 48 anos. Ele dirigia um Escort, placa IET-0528, de Sapiranga, no sentido Parobé/Sapiranga quando, segundo informações preliminares, teria atingido a traseira de um guincho, que estava no local para remover outro veículo acidentado horas antes.

 

Jurandir estava sozinho no veículo no momento do acidente e, com o impacto, foi projetado para fora do carro, falecendo no local. Equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz e Samu foram acionadas, mas a vítima já estava sem vida. Os bombeiros seguiram no local até por volta das 6 horas, auxiliando no trânsito e sinalização. O trecho ficou totalmente isolado para trabalho do Instituto Geral de Perícias (IGP). No acidente que vitimou Jurandir, também se envolveu um veículo i30, que sofreu apenas danos materiais.

O primeiro acidente, no qual o veículo estava sendo guinchado, ocorreu por volta das 23h45, também no sentido Parobé/Sapiranga. Dois veículos se envolveram em uma colisão transeira, sendo que um deles parou sobre o canteiro central e outro capotou em um barranco. Os bombeiros chegaram a ser acionados, no entanto, os condutores não se feriram. “Os veículos não estavam obstruindo o trânsito e, então, orientamos os condutores e sinalizamos, sim, o local com cones, justamente para evitar que motoristas parassem, sabendo que o acidente já havia sido atendido”, explica o comandante dos bombeiros, Gláucio Dietrich.

O acidente com morte foi registrado pela Polícia Rodoviária Estadual e remetido à Delegacia de Polícia de Sapiranga, que irá investigar as circunstâncias do acidente.

Desvio por dentro de Araricá

O comandante dos bombeiros conta que o trabalho de sinalização e orientação aos motoristas da madrugada de domingo iniciou logo após o acidente fatal e seguiu até por volta das 6 horas. “Como o trânsito de veículos precisou ser interrompido na área do acidente para preservar a cena para a perícia, tivemos que fazer o desviou pela rua 2 de Dezembro, por dentro de Araricá”, conta Gláucio. O trabalho foi feito pela PRE e bombeiros. “Muitos não conheciam o caminho por Araricá, foi um trabalho que exigiu cuidado e muito atenção dosa condutores”, disse ele. “Somente retornamos para o quartel após o trabalho da perícia e a liberação total da pista para o trânsito de veículos”, reiterou o comandante, que também estava na escala e auxiliou nos atendimentos.

Conscientização

Gláucio faz um alerta aos condutores em razão de situações vivenciadas pelas equipes em ocorrências atendidas. “O primeiro acidente foi sinalizado. O segundo foi sinalizado e o trânsito bloqueado. Além cones, os veículos das equipes possuem giroflex. Cabe às pessoas reduzirem e não acelerarem para passar mais rápido”, disse ele, lamentando a imprudêndia de alguns condutores. “O que a gente observa é uma grande falta de consciência quando há sinalização. As pessoas não reduzem, elas não se conscientizam e sempre dão um jeito de tentar passar por entre os cones, infelizmente”.