Deputado Joel articula para referenciar toda a região na área de oftalmologia

Região – O Hospital Bom Pastor, de Igrejinha, pode se tornar referência em atendimento de glaucoma e alta complexidade em oftalmologia. A medida beneficiaria pelo menos pacientes de onze municípios: Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara, Três Coroas, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Araricá, Nova Hartz e Sapiranga.

 

Desde 2013, quando era prefeito de Igrejinha, o deputado Joel Wilhelm (PP) começou a trabalhar por essa especialidade, que já atende média complexidade. “Será mais um avanço na área da saúde para toda a região. O paciente não precisará se deslocar até Porto Alegre para fazer cirurgia ou tratamento de glaucoma. Tudo será resolvido no Paranhana. Além de conforto, haverá redução de gastos e de riscos com o deslocamento. Regionalizar a saúde significa mais qualidade de vida à população”, destaca o deputado Joel Wilhelm, que falou na tribuna da Assembleia Legislativa sobre esse antigo pleito da região.

O deputado Joel, em conjunto com a direção do hospital, tem articulado diretamente com a Secretaria Estadual de Saúde a ampliação de serviços da especialidade, que precisa ainda de aprovação do Ministério da Saúde. Aliás, o gabinete do deputado Joel acompanhará e cobrará uma resolução para o pedido.

O Hospital Bom Pastor já atende média complexidade, incluindo as cirurgias de catarata. Só em 2022 foram mais de 7.440 consultas e 420 cirurgias contratualizadas, além de procedimentos em mutirões organizados pelo Estado na tentativa de reduzir históricas filas. O hospital conta hoje com nove médicos oftalmologistas.

É importante lembrar que 60% dos casos de cegueira podem ser evitados, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Uma consulta especializada e o acesso aos procedimentos indicados pelo médico podem reduzir os casos de cegueira e outras doenças oculares.

Por Assessoria Joel Wilhelm