Deputado estadual Issur vai propor a criação da Carteira Digital para Autista

Região – Diante da dificuldade para confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Issur Koch (PP) propôs nesta segunda-feira (1º de março), durante reunião com entidades ligadas à causa, a criação da Carteira Digital para o Autista.

“A aprovação da Lei Federal 13.977/2020, batizada como “Romeo Mion”, foi um grande avanço, mas precisamos de agilidade na definição dos trâmites e órgãos competentes. Infelizmente, passado mais de meio ano de sua promulgação, as famílias ainda encontram dificuldade para confeccionar o documento”, lembrou.

Para Issur, o melhor formato é digital. “Vou propor ao governo do Estado a expedição de carteira digital, através de solicitação pela internet, eliminando o custo da confecção física e buscando celeridade e facilidade no acesso pelas famílias que tanto precisam desse documento”, afirmou.

A carteira, lembrou o parlamentar, irá facilitar a identificação dos autistas, garantindo prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Presidente da Frente Parlamentar pela Real Educação Inclusiva, o deputado vai se reunir nos próximos dias com o presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Alta Habilidades (FADERS), Marquinhos Lang, para tratar do tema. “Também vou buscar informações junto à Secretaria Estadual da Saúde, a respeito do número de autistas no Estado”, definiu.