Curtas da esfera pública: Wingert e os exames de carótidas, poços em Nova Hartz, Orsi na final do prêmio SEBRAE e mais

Orsi indicado pelo SEBRAE

Campo Bom – O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, é um dos finalistas nacionais do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, que busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.


Wingert e os exames de carótidas

Jair Wingert

Campo Bom – O vereador progressista, Jair Wingert, se sentiu contemplado com a aprovação, nesta semana, de um requerimento de sua autoria destinado à Prefeitura. A liderança campo-bonense solicitou ao município um estudo de viabilidade para a implantação de exames de carótidas, especialmente, a pacientes que integram grupos de hipertensos, cardíacos e problemas circulatórios. O vereador destaca que o serviço pode ser implantado ou no Centro Materno Infantil que é referência em ecografias ou no Hospital Lauro Reus. “Este exame é simples, barato e salva vidas. O ultrassom das carótidas é um exame fácil e indolor que ajuda a avaliar o interior das artérias carótidas que passam pela lateral do pescoço e transportam o oxigênio para o cérebro. Quando existem problemas de saúde, como colesterol alto ou pressão alta, essas artérias podem ir acumulando gordura nas suas paredes, que vão estreitando o seu interior e diminuindo a quantidade de sangue que passa para o cérebro. Além disso, essas pequenas placas de gordura podem provocar um AVC” observa Wingert.


Rosa de olho nas ações da saúde de Nova Hartz

Nova Hartz – Com experiência de ter atuado em uma grande Secretaria de Saúde do Vale do Sinos (Novo Hamburgo), a vereadora Rosa Leães (PT de Nova Hartz) sempre está atenta aos temas da área. Recentemente, fez uma visita na Unidade de Saúde da Família do bairro Vila Nova. Rosa buscou informações sobre a campanha de vacinação, a cobertura dos agentes de saúde, entre outros temas. Sessões atrás, Rosa também cobrou informações da Prefeitura sobre o funcionamento da ESF do bairro Liberdade e Imigrante.


Cléo cobra poços e agradece Derly

Nova Hartz – O vice-prefeito de Nova Hartz, Cléo Hendges, cumpriu agenda na Secretaria Estadual de Obras na semana passada. Entre os pontos reivindicados no encontro está a perfuração de poços artesianos em regiões agrícolas do município. “Foi um pedido meu, encaminhado ainda em 2018, que reforçamos neste encontro”, citou Cléo, que ainda lembrou de outras agendas. “Nos encontramos com o secretário de Esportes, João Derly, e solicitamos apoio às ações esportivas do Município. Aproveitamos ainda para agradecer ao Derly, por ter destinado R$ 400.000,00 em valores empenhados e executados para pavimentação de ruas (Anjico e Araçá) e para custeio de serviços na área da saúde no município, pagamento este, feito no início de 2019”, lembrou Cléo.


Ponto e contraponto no Democratas de Sapiranga

Sapiranga – Nas duas últimas edições, o Jornal Repercussão trouxe detalhes das movimentações internas do Democratas de Sapiranga. A primeira, foi a saída de Ricardo Gross da sigla (ele concorreu à prefeito nas eleições de 2016). Já na última edição, foi noticiado um porém na relação entre os vereadores Diego Lima e Sandro Seixas. Nesta semana, ambos enviaram contrapontos e esclarecem seus pontos de vista. Sandro Seixas, explicou que “sobre a matéria da última edição, gostaria de comunicar que me elegi o presidente definitivo, não penso em sair do Democratas em hipótese alguma, pois conto com grande prestígio da Executiva Estadual, e inclusive sou suplente de deputado estadual, o que me motiva cada vez mais a querer honrar meu partido e minha cidade”, disse Sandro Seixas.

Por sua vez, Diego Lima explicou o momento da seguinte forma. “Estou focado no meu mandato, e em ter bons resultados para a cidade. Não tenho atrito com nenhum colega, dialogo com todos, ainda mais com o Sandro, que é meu colega de partido e o qual apoiei para deputado estadual e fiz o convite para ingressar no Democratas. Obviamente, que existe diferenças e divergências, mas acredito que isso pode ser bom para o crescimento do partido”, disse Diego Lima. Fica aqui o registro.


Braga e o gabinete Lixo Zero de Sapiranga

Sapiranga – Em uma ação de consciência ambiental junto ao Campo de Pouso, na Estrada do Carlão, em Sapiranga, o vereador Leonardo Braga (PSDB), demonstrou muita consciência ambiental. O líder político explicou que promoverá ações semelhantes em outras regiões do município para mostrar que todos podem contribuir com a preservação do meio ambiente e com uma cidade mais limpa e bonita. “Não basta só cobrar do Poder Público, precisamos conscientizar e mostrar a todos, que com educação básica, teremos um meio ambiente sustentável e lugares aconhegantes para os sapiranguenses”, destacou o vereador. Essa é uma bela iniciativa do jovem Leonardo Braga. Uns podem criticar, mas o que vale é a iniciativa e vontade de fazer diferente!


Narrativa do Madeira em Araricá

Araricá – Contrariado com o que considera péssimos serviços públicos prestados pela atual administração, em Araricá, o vereador Marcelo Madeira (MDB), voltou a utilizar a tribuna para criticar e cobrar explicações sobre alguns aspectos que envolvem a Secretaria de Obras e o maquinário usado pelos servidores. “Chegou a hora dos vereadores se reunirem, os nove, e proponho aqui fazer o Dia do Desafio e dar uma volta por toda Araricá para verificarmos como nosso município está. Sozinho, não temos força. Está uma vergonha. Tínhamos dois tratores trabalhando, essa semana foi liberado trator novo, e ainda estamos com dois? Não adianta tirar foto de maquinário para criticar governos anteriores. Quero ver agora, ir lá na Obras e mostrar a realidade atual. Estamos com uma ‘meia retroescavadeira’ para trabalhar. O caminhão que Araricá ganhou do PAC 2 está parado estragado. É lamentável”, alertou o vereador do MDB, que tem despontado no partido como um franco candidato a prefeito em 2020.

Fotos: Divulgação