Curtas da esfera pública: policiamento comunitário, educação fiscal estimulada e mais

Baxo assume a presidência

Sapiranga – Valmir Pegoraro, o Baxo, é o novo presidente do PDT de Sapiranga. Em convenção do partido na semana passada, Baxo foi eleito por aclamação. Ele, que tem a única cadeira da sigla na Câmara de Vereadores de Sapiranga, garante que o PDT virá fortalecido para o pleito de 2020 no município e anuncia: o partido terá candidatura própria desta vez. Na foto, Baxo (à esquerda) e um dos cotados para ser o candidato da sigla ano que vem à Prefeitura, Valdir da Luz. Porém, Baxo diz que além de Valdir da Luz, também existem outros bons nomes no partido para concorrer. “Definiremos isso entre o final deste ano e o início de 2020, mas desta vez é certo que o PDT buscará ser protagonista nas eleições de Sapiranga, com um projeto de desenvolvimento social da cidade”, diz Baxo.


Educação fiscal estimulada

Sapiranga – A Prefeitura de Sapiranga, através do Grupo de Educação Fiscal, participou do evento de entrega de boletins para alunos do Centro Municipal de Educação (CME) Érico Veríssimo – UEF, na quarta-feira, 29 de maio. A ação teve como principal objetivo incentivar o cadastro dos cidadãos no Programa Nota Fiscal Gaúcha e a inclusão do CPF nas notas fiscais. A atividade contou ainda com a participação dos alunos Daiane Jacoboski, Rafael Barbieri e Leonardo Fillmann, que fazem parte do projeto “A importância da inclusão do CPF nas notas fiscais”, sob a orientação da professora Vanderlize San Martins de Lima.


Policiamento comunitário

Campo Bom – O presidente do Consepro, Pedro Rogério Martins Duarte, e o capitão da Brigada Militar, Tiago Reiman, foram até a Câmara de Vereadores e explanaram sobre o futuro do policiamento comunitário. Didaticamente, Pedro Rogério soltou a seguinte frase na tribuna. “Se nem a cidade do atual governador (se referindo a Pelotas) foi renovado, imagine a nossa”, indagou a liderança campo-bonense. Pedro disse ainda que o convênio atual do município com o Estado encerrou em fevereiro, o governo pediu ajustes, e não há perspectivas de renovação. Assunto ganhará novos desdobramentos, mas a Brigada Militar reforçou que o trabalho de policiamento comunitário segue sendo realizado na cidade.


Em defesa do turismo

Região – A Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho, proposta pelo deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB), será lançada às 17 horas do dia 7 de junho (sexta-feira), na Câmara de Vereadores de Gramado, região serrana do RS. Com o intuito de promover debates e estudos sobre o tema, a frente vai somar-se a entidades e organizações da área na busca por recursos públicos e privados visando o desenvolvimento sustentável do turismo no estado. A expectativa é que cada região turística possa planejar e decidir seu próprio futuro de forma participativa, respeitando os princípios da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional. “Buscamos subsidiar a estruturação e qualificação dessas regiões para que elas possam assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, possibilitando a consolidação de novos roteiros como produtos turísticos rentáveis e com competitividade nos mercados nacional e internacional”, aponta.


Abertura da nova escola de Ensino Fundamental no bairro Imperatriz

Araricá – Vereador Ari Schrepp (Progressistas), de Araricá, ficou satisfeito com a abertura da nova escola de Ensino Fundamental no bairro Imperatriz. “Ainda há muita coisa por se fazer na escola, precisamos de mais algumas infraestruturas lá, arrumar o pátio que não está todo ele terminado, mas essa escola já deveria ter sido entregue, mas agora, está atendendo a comunidade”, disse o vereador.

Marcelo Madeira, vereador do MDB, depois de um período curto em silêncio, foi para a tribuna e disse ser vítima de represália. Depois de mais de uma década prestando um serviço particular de transporte de escolares, viu a exigência de uma vistoria do Inmetro solicitada pela Secretaria de Educação de Araricá, tirar o seu trabalho que lhe rendia muita satisfação. “Encerrei na semana passada, porque essa família política de Araricá, esse grupo que existe hoje, esse pinheirinho que havia sido desmontado, eu não faço parte dele, e nem quero. Pelo fato de eu reivindicar o trabalho correto e certo, eu optei em parar com o meu transporte”, declarou o vereador do MDB, que reforçou que, agora, terá ainda mais tempo para fiscalizar as ações do Poder Executivo.

Fotos: Divulgação