Curtas da Esfera pública: demandas em Nova Hartz, Joceli Fragoso com governo estadual, questões de saúde em Sapiranga e mais

Sapiranga – Indicação assinada por diversos vereadores de Sapiranga busca sensibilizar a Prefeitura para que destine R$ 6.000,00 para os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense (IFSul), Câmpus Sapiranga, a participarem do 6º ENCompIF(Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais) em Belém do Pará. O pedido de auxílio financeiro serviria para custear a viagem dos estudantes.

Vereadora Rita Della Giustina (PT) apresentou indicação para a Prefeitura estudar a possibilidade de separar o atendimento da pediatria dos demais atendimentos na UPA.


Para preservar o sábado bíblico

Campo Bom – O vereador progressista de Campo Bom, Jair Wingert, encaminhou um projeto ao deputado estadual, Issur Koch (Progressistas) sugerindo que provas de concurso público e vestibular não sejam realizadas aos sábados, beneficiando assim aos guardadores do Sábado Bíblico. O vereador entregou uma cópia do projeto sugestivo, lembrando que esta Lei já existe no Estado de Santa Catarina e São Paulo. O parlamentar do PP enfatiza “Em casos em que seja inviável a realização de tais certames entre o domingo e a sexta-feira, o projeto abre uma exceção para que a prova ou processo seletivo seja aplicado aos alunos ou candidatos que alegarem motivo de crença religiosa após às 18h do sábado”, sustentou o vereador.


Joceli, Faisal e Cirano juntos

Campo Bom – Em recente agenda entre o vereador de Campo Bom, Joceli Fragoso (PTB) com lideranças do governo estadual, entre elas o ex-prefeito e atual secretário estadual de Educação, Faisal Karam, o vereador encaminhou reivindicações que considera extremamente importantes para os campo-bonenses, especialmente, nas áreas da educação e da segurança. O encontro serviu para reforçar o pedido de urgência no fornecimento de 16 pontos de cercamento e uma sala de monitoramento eletrônico, a ampliação do efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil, em Campo Bom, além de entregar nas mãos do secretário, Faisal Karam, um ofício solicitando uma série de melhorias no âmbito das escolas estaduais do governo do Estado no município.


Pedidos em Nova Hartz

Nova Hartz – Recente encontro entre os vereadores de Nova Hartz com moradores do bairro Arroio da Bica serviu para um grupo de moradores apresentarem algumas demandas que consideram importantes para aquela região. Entre os pedidos solicitados pelos moradores, destaque para a implantação de uma ciclovia ou passeio público na Rua da Bica e um redutor de velocidade na mesma rua. Além disso, os moradores cobraram mais vagas de estacionamento no Centro do município e uma maior fiscalização nas vagas prioritárias, especialmente, de idosos e deficientes físicos. Outra solicitação é a criação de programas de incentivo aos agricultores e a disponibilização de médicos especialistas no ESF do bairro Vila Nova.


William assume partido

Nova Hartz – Conforme antecipado, o atual secretário de Planejamento e Captação de Recursos da Prefeitura de Nova Hartz, William Rodrigues da Silva, foi empossado como o novo presidente municipal do Progressistas da cidade. Deputado Issur Koch, esteve na atividade.

 

 


Apoio para indústrias

Nova Hartz – Em recente agenda no gabinete, o prefeito de Nova Hartz, Flavio Jost, recebeu os representantes da indústria DMT Fábrica e Comércio de Colhões (Star Dream), que fabrica colchões e conjugados. Em um amplo prédio às margens da RS-239, em Campo Vicente, a empresa se instalou no município após incentivos do prefeito. “O que mais nos deixa feliz em dar este incentivo é que é uma empresa que produz colchão e não tínhamos isso na cidade. Assim, temos mais variedade na economia”, avalia o diretor Farias.


Fotos: Divulgação