Curtas da Esfera Pública

Reajuste para os servidores de Sapiranga

Sapiranga – A Câmara de Vereadores aprovou nesta semana o reajuste salarial para os servidores públicos. A partir do mês de maio, os servidores da Prefeitura e da Câmara terão, reajuste de 6% (seis por cento) e, a partir do mês de novembro, de 2,66% (dois vírgula sessenta e seis por cento). O percentual de reajuste, com correção nos dois períodos, também será aplicado ao vale-alimentação totalizando R$ 550,00 em novembro.

 


Sandro se encontra com Beto

SapirangaO período eleitoral está cada vez mais próximo e os encontros entre as figuras da administração pública e dos partidos ficam cada vez mais intensos. Recentemente, um dos encontros que gerou alvoroço foi o que colocou frente a frente o vereador mais votado de Sapiranga, em 2016, Sandro Seixas (Democratas) e o vice-prefeito, Gilberto Goetert (MDB). Os mais empolgados, acreditam que a foto é um indício do que poderá ocorrer no futuro (leia-se dobradinha MDB e Democratas). O detalhe, seria definir quem seria o candidato a prefeito e vice, pois Beto e Sandro, anunciaram publicamente em outras oportunidades, que desejam concorrer ao cargo de prefeito. Neste momento, Sandro leva ligeira vantagem.


Leo Braga com expoentes da política nacional

SapirangaRecentemente, o vereador sapiranguense, Leonardo Braga, esteve debatendo os rumos do PSDB e do Brasil com dois expoentes nacionais do partido: João Dória (atual governador de São Paulo e pré-candidato natural à presidência, em 2022, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o FHC). Leonardo tem se destacado na política do Município e País.


Vereadores de Nova Hartz trocam gentilezas

Nova Hartz – O clima anda tenso pelos corredores da Câmara de Nova Hartz. Tem servidor atacando e trocando gentilezas pela internet com vereadora, tem vereador chamando vereadora de burra, há ainda vereador subindo na tribuna e dizendo que a colega vereadora está se vitimizando e que o Partido Progressistas, nunca construiu nada em Nova Hartz com emendas próprias. Esse é o clima pré-eleitoral e de refomras a nível nacional, que tem deixado os políticos da região de cabelo em pé (seja pelo conteúdo apresentado pelo governo Bolsonaro, ou até mesmo, por discordar, ideologicamente, com os próprios colegas de Câmara). Enquanto isso, do outro lado do balcão, está o povo, aguardando seus representantes terem um mínimo de postura, ao invés de ficarem se ofendendo.


Liziane e a microcefalia

Região – Recente seminário proposto pelas Comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Seguridade Social e Família e de Direitos Humanos e Minorias discutiu as políticas públicas para as mães de crianças com microcefalia. A deputada federal, Liziane Bayer (PSB), participou do encontro e disse que vai trabalhar por políticas públicas inclusivas, que alcancem aqueles que ainda não tem a compreensão da importância de proteger uma vida. “Queremos apontar soluções e desmistificar o preconceito a respeito dessas crianças”, completou. De acordo com a parlamentar, trazer esse tema para o debate na Casa Legislativa é de suma importância para ouvir das mães, das médicas e das fisioterapeutas as necessidades, entraves e desafios de cada caso. Para a socialista, os parlamentares que devem pensar as legislações e políticas públicas para atender essas famílias.

Estado inclui Campo Bom no SUSAF

Recente publicação no Diário Oficial do Estado coroou esforço coletivo da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emater e agroindústrias familiares para que Campo Bom conseguisse a adesão ao SUSAF. Claudinei Baldisserra, da Emater, explica que essa adesão representa uma ampliação de mercado e novos horizontes para a comercialização da produção das agroindústrias campo-bonenses. Vereador, João Paulo Berkembrock (MDB), destacou a ação e disse que essa confirmação trará aumento de receita para as agroindústrias locais.

Fotos: Divulgação