Conheça os eleitos mais votados para vereador nas cidades

Série | Reportagens mostrarão o que pensam os vereadores eleitos

Região – O Jornal Repercussão inicia a partir desta edição uma série de reportagens com os vereadores eleitos na eleição de outubro. E para garantir o mesmo espaço para todos os candidatos eleitos, o critério a ser usado será a colocação obtida por cada vereador na eleição: ou seja, do mais ao menos votado. Dos 445 candidatos a vereadores em quatro municípios, apenas 46 se elegeram para um mandato de quatro anos.

Em Araricá, o mais votado foi um candidato que não havia participado de nenhuma eleição como candidato: Oseas Cabelereiro (PSDB) somou 328 votos e vai debutar na Câmara de Vereadores. Em Campo Bom, Victor de Souza (PC do B), será um dos mais antigos da Casa: vai para o seu quarto mandato de vereador. Em Nova Hartz, outra novidade: Oseias Oliveira (PMDB) também fará sua estreia como legislador do Município. Em Sapiranga, Sandro Seixas (DEM) emplacou o segundo mandato.

Atuação

A curiosidade dos mais votados foi a campanha sem a utilização de grandes volumes de recursos financeiros. “Não paguei churrascada e nem cervejada para os eleitores”, se vangloria Victor. Oseias – de Nova Hartz – e Oseas – de Araricá – foram outros dois candidatos que fizeram campanhas à moda antiga. Visitas de casa em casa para convencer o eleitorado. Sandro Seixas, em Sapiranga, reforça que sua campanha iniciou no primeiro ano do mandato.

Os vereadores mais votados pelos municípios da região na eleição de 2016

Mais votado em Araricá: Oseas Cabelereiro (PSDB). Votos: 328
Oseas, até bem pouco tempo atrás, não pensava em concorrer a cargo público. “O pessoal me convidava, mas não queria entrar na política”, confessa. Todo o seu trabalho de campanha foi desenvolvido ao lado da sua esposa. “Não contei com cabo eleitoral. Fui visitando as pessoas e contando para as pessoas minhas ideias, meus planos e minhas propostas para tirar Araricá dessa situação em que se encontra”, pondera. Sem ter participado de qualquer atuação como líder comunitário, o vereador eleito sabe da importância do trabalho em comunidade. “Quero incentivar a criação de associações de moradores nos bairros. Minha proposta é trabalhar para que o povo tenha emprego”, projeta o vereador eleito. Para dar mais transparência ao trabalho legislativo, Oseas acredita que será importante dar mais visibilidade a atuação dos vereadores durante as sessões. “Por isso, se for possível, lutarei para que as sessões sejam transmitidas pela internet, para que os moradores saibam o que está acontecendo no Município. Não farei uma oposição ferrenha. Vou trabalhar para melhorar a vida dos moradores nos bairros”, conclui.

Mais votado em Campo Bom: Victor de Souza (PC do B). Votos: 1.638
Victor irá para o seu quarto mandato de vereador. “É uma responsabilidade muito grande. Agradeço a todos os eleitores que votaram em mim. Nas quatro vezes que fui eleito, fiz mais de mil votos. Agradeço muito a militância do partido, que de forma brava, guerreira e inteligente montaram minha campanha. Foi uma campanha Franciscana”, resumiu Victor de Souza (PC do B). Victor possui uma atuação na defesa do trabalhador, do setor calçadista e ao lado de outros militantes do Vale do Sinos foi um grande defensor da extensão da Linha 1 da Trensurb até Novo Hamburgo e acompanhou de perto ainda o projeto de expansão até Sapiranga. Na área da educação, é um defensor da criação da Univerdade dos Vales (UniVales) e atua cobrando o bom uso dos recursos públicos. “Fiz uma campanha pobre e sem recursos, não pagamos churrasco em lugar nenhum e não fizemos aquelas reuniões regadas a galeto e bebida que tinha candidato fazendo desde março”, critica o vereador. Victor enaltece ainda que não deve favores a ninguém e que manterá sua história de defender os interesses da população nos próximos quatro anos.

Mais votado em Nova Hartz: Oseias Oliveira (PMDB). Votos: 488
Desde 2004, um dos nomes mais participativos da política de Nova Hartz é o de Oseias Oliveira. “Como candidato, foi a minha primeira eleição. Meu tio foi vereador uma vez. Mas, me preparei durante os últimos anos e vou entrar para fazer a diferença. Gosto da política e agora me sinto preparado”, avalia Oseias. Sua campanha foi literalmente de porta em porta. “Um ano antes da eleição, começei a visitar as pessoas de casa em casa. Não deixei para ir somente no período eleitoral. Sabia que tinha feito uma boa campanha, mas ser o mais votado me surpreendeu”, confessa o vereador eleito. Oseias pretende atuar em um eixo específico: emprego, saúde e educação. “Caminhei muito pela cidade. O que as pessoas mais querem é emprego. Quero ajudar a criar uma lei de incentivo para um pólo industrial se estabelecer no Município. Na saúde, precisamos aumentar o teto de apenas cinco exames por mês. Lutarei para ampliar o transporte para Porto Alegre, através de mais horários. Na educação, os universitários precisam de apoio para custear as despesas com o transporte”, avalia Oseias.

Mais votado em Sapiranga: Sandro Seixas (DEM). Votos: 1.532
Sandro Seixas vai para o seu segundo mandato de vereador. “Nos próximos quatros anos, farei um trabalho intenso de busca por justiça. Para que as pessoas tenham as benfeitorias que elas necessitam. O recurso público precisa ser investido onde é necessário. Farei um trabalho intenso de fiscalização. Para isso, é preciso que as pessoas se aproximem dos políticos. Não existe trabalho individual”, pondera o vereador reeleito. Sandro comenta que seu mandato será pautado na seriedade. “Serei dedicado e vou olhar no olho das pessoas. O vereador pode se especializar sem fazer cursos. Fiquei quatro anos do meu primeiro mandato sem usar diárias para cursos. É possível se especializar sem causar transtornos para a sociedade”, avalia Sandro. Entre os projetos que Sandro apresentou durante o seu mandato e que ganharam grande repercussão foi o que estabeleceu a instalação de placas de sinalização orientando os motoristas a não estacionarem em locais reservados para cadeirantes. “Onde vou na região, as pessoas citam esse projeto”, comemora. Sandro diz ainda que vai atuar para diminuir os gastos na Câmara de Vereadores na próxima legislatura.