Comissão de Ética no caso Melo entregará parecer

Sapiranga – Está prevista para ocorrer nesta quinta-feira (15) a entrega do parecer da primeira Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Sapiranga, criada para apurar a denúncia contra o vereador Alessandro Mello (PP). A defesa final por parte dos advogados do progressista acabou sendo protocolada somente na tarde desta quarta-feira (14). O prazo dado era segunda-feira (12), depois que os defensores abriram mão de apresentar testemunhas.

De acordo com o relator Diego Moreira de Lima (DEM), a previsão é que o parecer seja lido na sessão do dia 20 de agosto. “Queremos que seja votado na mesma sessão. Ainda não está resolvido, depende da presidente”, disse o vereador. A comissão de ética presidida por José Balardin (PTB) conta ainda com José de Moura e Morgana Moraes (PP) e possui orientação da consultora jurídica Simone Ragazzon.

Na segunda Comissão de Ética instaurada que será avaliada novamente outra conduta de Melo, assim como a de Cesino Nunes de Carvalho, o Dula (ambos do PP), Valmir Pegoraro, o Baxo (PDT) e Leonardo Braga (PSDB), todos afastados do cargo pela Justiça a partir de investigações. Os políticos afastados apareceram em investigação da Polícia Civil de Sapiranga, em um suposto esquema de compra de votos na eleição da Mesa Diretora identificado, em articulações em dezembro de 2018. O pedido de afastamento (feito pela Polícia Civil e que foi acatado pelo Poder Judiciário) tem como base o suposto envolvimento de Alessandro Melo, Cesino Nunes de Carvalho, o Dula (ambos do Progressistas), Valmir Pegoraro, o Baxo (PDT) e Leonardo Braga (PSDB), em crimes de corrupção ativa e passiva. Há fortes indícios de que os vereadores afastados e mencionados acima teriam recebido dinheiro para votar na chapa de Alessandro Melo. Ele também foi flagrado por policiais civis negociando a venda de um revólver.