Com o DNA de Araricá, Janice Machado assume presidência da Câmara e lista desafios de 2022

Araricá – Janice Machado, vereadora do MDB, até pode estar no seu primeiro mandato. Mas, está enganado quem pensa que lhe falta experiência ou conhecimento das carências do município e da gestão pública.

 

Desde os anos 1990 e anos 2000, Janice, que herdou o sobrenome Silva do seu pai, o ex-vereador Edésio José da Silva, está inserida no meio político e é profunda conhecedora da realidade de Araricá. “Meu pai foi vereador por duas legislaturas, sou esposa de ex-prefeito (Sérgio Machado) e respeito a história de grandes lideranças que tivemos como o próprio Edésio, do Bruno Ivo Baron, João Batista de Araújo, Altamir Cleto Kautzmann, Rui Sortica, Harry Schmidt, Mauro Machado, Gilberto Schaefer, entre outros”, relembra Janice.
Um dos objetivos da presidente ao longo de 2022 será dar continuidade aos processos de ampliação de transparência na Câmara de Vereadores. “O Legislativo precisa ser transparente e o meu trabalho será 100% voltado com um olhar para a comunidade. Não teremos gastos com diárias e despesas desnecessárias”, garante a vereadora.
Por conhecer cada bairro e localidade do município, Janice sabe das carências na parte de infraestrutura e vai lutar para fiscalizar as ações nessa área. “O tema da água é outra pauta que vou me esforçar muito com as demais vereadoras”, menciona a presidente.
Em 2021, atenta aos incentivos econômicos concedidos pela Prefeitura para uma série de empresas, a vereadora questionou à Administração sobre o quantitativo de negócios e recursos públicos direcionados aos empreendedores. “Buscamos informações de quantas empresas recebem auxílio-aluguel e auxílio-energia. Mas, não recebemos os dados detalhados. Queremos transparência nesses processos também”, reivindica.

Entrevista com Janice da Silva Machado – pres. da Câmara de Araricá

Repercussão – Araricá está há quase dez anos com o projeto da água em andamento. Pretendem adotar alguma medida?
Janice – Precisamos obter as informações até onde o projeto de implantação das redes de água avançou e o que falta. Por enquanto, de forma informal, a informação é de que o projeto está prestes a ser concluído. Sabemos que foram feitas adequações e ampliações no projeto inicial. Mas, que também ocorreram problemas na execução. Esse é um assunto que a população cobra muito na rua. A rede de água para Araricá é fundamental.

Repercussão – Pretendem se reunir com lideranças do Estado para que o trecho de Araricá, na RS-239, tenha mais controle de velocidade?
Janice – Sim, de forma conjunta, as cinco vereadoras se empenharão nesse tema. Tivemos promessas de vários deputados, mas nada ocorreu de concreto. Existem protocolos no Estado dos nossos pedidos, mas é urgente a necessidade de instalar um controlador de velocidade junto ao acesso de Araricá.

Repercussão – Um vereador(a) ativo proporciona benefícios às cidades. E, você, com o deputado Giovani Feltes, tem conseguido sensibilizá-lo para que destine recursos para o município…
Janice – Tenho uma excelente relação com o deputado Giovani Feltes. Tenho uma reunião agendada para março e sempre estou em contato. De forma conjunta, pretendo buscar mais algumas melhorias para a nossa cidade. Conseguimos vitórias importantes como o asfalto do trecho da Rua Porto Palmeira, e outros R$ 100 mil, para a academia ao ar livre.

Repercussão – E o futuro do MDB?
Janice – Tenho muito orgulho desse histórico e o MDB está no meu sangue. Politicamente falando, temos eleições próximas, teremos candidato a governador, a presidência e grandes nomes a deputado federal e estadual, e vamos reforçando também o MDB em Araricá. Precisamos integrar grandes nomes para fazer parte do MDB. Somos um dos partidos que mais sobressai com grandes lideranças para a cidade. Vamos reforçar e filiar novas pessoas ao partido, para que dessa forma consigamos fazer o MDB se destacar em Araricá.