Com apoio extra obtido em Nova Hartz, BM quer mais

Nova Hartz – Uma das principais preocupações dos moradores, a segurança pública, ganha mais um importante auxílio, desta vez, da Prefeitura. Esta semana, depois de meses de articulação entre o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, major Marcelo Carpes e o prefeito, Arlem Tasso, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que institui um auxílio-permanência de 270 reais para até 20 brigadianos e cinco policiais civis que atuam no município.
O major Marcelo Carpes disse que a proposta de Nova Hartz é a mesma que encontrou apoio em Ivoti e Dois Irmãos. Aliás, em Ivoti, os policiais civis e militares contemplados pela lei receberão 600 reais de auxílio mensalmente.
Os repasses anuais de cada cidade para os Conselhos Comunitários Pró- Segurança Pública (Consepros) são distintos uns dos outros. Em Araricá, por exemplo, os policiais não recebem auxílio-permanência da Prefeitura. Mas anualmente, o município repassa cerca de 15 mil reais ao Consepro para apoiar as ações da área de segurança pública. 
Em Sapiranga, a Brigada Militar também encontra apoio junto à Prefeitura, que oferece casas existentes em algumas escolas municipais, para que policiais militares que atuam no município possam morar com suas famílias, sem gastar parte do salário com moradia. Porém, a Prefeitura de Sapiranga não informou quantos policiais são beneficiados com a medida.
Brigada e polícia civil de Campo Bom recebem apoios 
A Prefeitura de Campo Bom investiu nos últimos seis anos, cerca de R$ 4 milhões na área de segurança, em ações que vão desde a compra de equipamentos e viaturas, até a aquisição da sede onde está instalado o quartel da Brigada Militar. A Prefeitura também cede servidores para trabalhar na Polícia Civil e auxilia no pagamento de PMs que atuam na Central de Monitoramento Eletrônico. Além disso, mantém quatro policiais militares residindo em Campo Bom por meio do Policiamento Comunitário (dois núcleos) e está em processo de instalação de mais dois núcleos (nos bairros Celeste e Imigrante), que resultará no pagamento de  auxílio-moradia para mais quatro PMs. Outros quatro PMs moram em escolas.
Sede da Polícia Civil passa por reformas com dinheiro do município
Necessitando de reformas, a casa onde está a Polícia Civil de Campo Bom, também contará com recursos públicos dos moradores para uma reforma completa nas instalações elétricas e estruturais. Cerca de 75 mil reais serão investidos em melhorias, graças a economia feita pela Câmara de Vereadores, em 2013.
Policiamento comunitário
*Deve ganhar reforço ainda neste ano, o programa de Policiamento Comunitário em Campo Bom. Conforme as lideranças do município, um encontro com os moradores do bairro Imigrante deve ocorrer nesta quinta-feira (16), às 19 horas, na Escola Santos Dumont, para apresentar a sistemática do trabalho dos policiais.
*O presidente do Consepro de Campo Bom, Pedro Rogério Martins Duarte, disse que o bairro foi escolhido devido ao alto índice de crimes que ocorrem frequentemente na região. “Temos como exemplo a redução de crimes que ocorreu na Grande Operária e no Quatro Colônias e temos a certeza que o programa dará certo”, diz.