Coluna Poder: Todos em busca da vereança, mas há queda de candidaturas em Sapiranga e Nova Hartz

Enquanto os municípios registraram recordes de inscritos para a disputa do cargo de prefeito (a), em 2020, o mesmo não se pode afirmar na quantidade de interessados em ocupar o cargo de vereador. Enquanto Sapiranga e Nova Hartz registraram queda no total de candidaturas para a disputa de uma cadeira na Câmara de Vereadores no comparativo com 2016, as estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) mostram o contrário em Campo Bom e Araricá. Nestes dois municípios, o interesse aumentou e o Cartório Eleitoral das duas regiões receberam mais pedidos de formalização de candidaturas – 146 em Campo Bom e 88 em Araricá. No comparativo total entre as quatro cidades da área do Grupo Repercussão, o número global ficou estabilizado: foram 461 candidaturas, em 2016, para vereador, enquanto que neste ano, foram 460 candidaturas. Lembrando que, em Sapiranga e Nova Hartz, o número de cadeiras disponíveis foram reduzidas (Nova Hartz reduziu no fim da última legislatura (2016), enquanto Sapiranga, reduziu no ano passado (um ano antes da eleição, conforme manda a Lei Eleitoral).

 

MUNICÍPIO      2020     2016
Campo Bom     146       105
Sapiranga         156       186
Nova Hartz         70        105
Araricá                 88        65
TOTAL                   460     461
Fonte: Divulgação 2020/2016

 

Quem busca a reeleição

Dos vereadores eleitos em 2016, em Araricá, Ari, Gilberto, Paulo Foss, Jurandir, Mauro Camargo, Olivar, Max e Ari buscam a reeleição. Estão fora da disputa para vereador, Marcelo Madeira (PTB) e Oséas Garcia (PSDB), que buscam voos mais altos.

Em Nova Hartz, deixam de tentar uma reeleição à Câmara de Vereadores, Jamir Pelicioni (PSB), Pedro Soares de Oliveira (PSC, que está saindo da política). Situação delicada vive o PT na cidade, que concorrerá com apenas dois candidatos (Rosa Leães e Damacena), confirmando péssimo momento do partido.