Coluna Poder: Rito para apreciar as contas de Faisal

Conforme o Repercussão antecipou na semana passada, agora, a Câmara de Vereadores de Campo Bom precisa aguardar o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), enviar o relatório que detalha a desaprovação das contas de 2016 do ex-prefeito, Faisal Karam.

Pelos prazos regimentais, obrigatoriamente, o relatório passará para análise da Comissão de Orçamento, Finanças, Educação e Bem-Estar que tem entre os seus integrantes a vereadora Sandra Orth (PSDB) e os vereadores, Victor Souza (PC do B) e Jair Wingert (Progressistas).

A partir da análise das contas rejeitadas, a Câmara terá 60 dias para colocar em apreciação em plenário o parecer da comissão sobre as contas. Além disso, Faisal terá amplo direito ao contraditório e deverá se defender do processo na própria Câmara de Vereadores.

Para derrubar o parecer desfavorável, o bloco pró-Faisal precisa de oito votos (dois terços dos 11 votos) para reverter o quadro, e conquistar o parecer favorável das contas de 2016.

Analisando o atual cenário, será muito difícil o bloco do PSDB e PTB obter os oito votos necessários. Será que os Progressistas – na época vice de Faisal – votarão pela manutenção da rejeição das contas? Será um teste e tanto de fidelidade para o bloco governista de Luciano Orsi.