Coluna Poder: Mais de mil voluntários formam o time da Justiça Eleitoral para as eleições 2020

Foto: Reprodução/TSE

O Cartório Eleitoral de Sapiranga (que abrange ainda os municípios de Araricá e Nova Hartz) começará a expedir as convocações para os cidadãos e equipes que trabalham como mesários, presidente de sessão e demais funções, a partir do dia 16 de setembro. O chefe do Cartório Eleitoral de Sapiranga, Carlos Machado, conta que serão convocados 1.100 cidadãos e que a pandemia gerou pedidos de afastamentos: “Recebemos alguns pedidos de afastamento dos serviços eleitorais devido à pandemia. No entanto, não chegam a preocupar. Uma melhor avaliação será feita após a convocação oficial”, analisou o servidor público.

Desde 2012, a 131ª circunscrição conta com um percentual elevado de voluntários, pois o Cartório Eleitoral nutriu um trabalho de sensibilização, desde 2012, para contar com uma equipe robusta para o período eleitoral: “Não teremos maiores dificuldades de manter a quantidade de mesários para o pleito 2020. Mesmo assim, teremos uma margem de segurança de mesários que ficarão à disposição desde o início do horário de funcionamento das sessões. Conforme a necessidade devido a ausências eles são encaminhados ao local/sessão comunicante da carência”, esclarece o chefe do Cartório Eleitoral de Sapiranga, Carlos Machado.

 

Definições ocorrem pela manhã

Carlos pondera ainda que todo o cenário de mesários e voluntários faltantes é diagnosticado ainda no período da manhã no dia da votação: “Durante o próprio transcurso da votação vamos suprindo ausências. Os mesários que não chegarem a ser encaminhados para alguma sessão são liberados. Ainda, existe o artigo legal que autoriza convocar mesário para substituir ausências entre os eleitores na fila de espera para a votação”, contextualiza Carlos Machado.