17 de junho de 2017, 13:00

Coluna Poder

Jed_Comunicação Anúncio Site JR_PoupeCredi_2
Jed_Comunicação Anúncio Site JR_PoupeCredi_1

Por Deivis Luz

Estado pesado, inchado e lerdo
Como um mamute ou elefante, rotineiramente, as máquinas administrativas das administrações públicas se mostram pesadas, inchadas e lerdas. Esse exemplo fica evidente quando a lâmpada não é trocada, a rua está repleta de buracos, a educação não é de qualidade e faltam médicos nos postos de saúde. E esse peso quem carrega são os contribuintes, que necessitam pagar impostos escandinavos para serviços de repúblicas bananeiras, como o Brasil. O abacaxi fica para os prefeitos, que precisam encontrar o equilíbrio entre investimentos, pagamento de salários e obrigações constitucionais, para que estes mesmos serviços muitas vezes ruins não fiquem piores.

Câmara e os servidores concursados
Está na Comissão de Redação da Câmara de Vereadores de Sapiranga um projeto de lei que cria o Plano de Carreira para os servidores concursados do Legislativo. Recentemente, funcionários da Casa se reuniram com os vereadores e pediram, abertamente, uma valorização mais atraente. Esta semana, a proposta quase foi à votação, mas por um motivo ainda não explicado, a matéria foi retirada da pauta. Conversando aqui e ali, a Coluna Poder apurou que há alguns privilégios listados e que aumentarão os gastos da Câmara no longo prazo. Lembrando que a paridade salarial entre ativos e inativos levou o Rio Grande do Sul e outros estados à falência total das contas públicas.

Valorização do funcionalismo
O Sindicato dos Servidores Municipais de Sapiranga (Sismus) ainda tenta digerir a derrota na luta por um reajuste salarial maior do que os 4,08% aprovado pelos vereadores. “Graças ao trabalho dos funcionários públicos, a receita cresceu e havia espaço para um percentual maior de reajuste”, pondera Paulo Chapuiz da Luz. Por outro lado, a secretária da Fazenda relatou que “não podemos oferecer algo como os 12% de reajuste pedido, pois isso poderia impactar drasticamente nas finanças municipais, causando um desequilíbrio que comprometeria nossa capacidade de investir e até de pagar contas em dia”, cita Taís Mödinger.

Lei para atrair mais empregos
Projeto de lei sugestivo do vereador de Nova Hartz Robinson Bertuol (PSC) inclui novas regras na atual lei de incentivo a empresas. A proposta estabelece desde o pagamento de energia elétrica até arrendamento de áreas rurais de propriedade do Município para atividades agrícolas.

Hospital na Câmara no fim de junho
Requerimento apresentado pela Comissão Especial de Saúde da Câmara de Vereadores de Campo Bom que solicita a convocação da direção da Associação de Caridade São Roque, administradora do Hospital Lauro Reus, foi aprovado. Os diretores da casa de saúde são esperados na sessão do dia 28 de junho.

anuncio-delicia-728-90
anuncio-delicia-728-90

Identificados os responsáveis por homicídio em ...

Polícia

Reboque se desprende de veículo e atinge três m...

Geral

Horário de visitação no Morro Ferrabraz passa p...

Geral
Delícia Padaria e Confeitaria
Delícia Padaria e Confeitaria

23º Bebê do Ano: Voto Popular através do site do Jornal Repercussão é nesta q...

Entretenimento

Representante dos skatistas elogia pista bowl e Sapiranga prepara para novemb...

Entretenimento

Campo Bom oferecerá palestra gratuita sobre E-C...

Geral

Motorista fica preso às ferragens após capotame...

Geral

Homem é preso após matar mulher a facadas em No...

Polícia
Delícia Padaria e Confeitaria
Delícia Padaria e Confeitaria

Feirão do Brás descumpre ordem judicial em Sapiranga e é lacrado por Prefeitura

Dia a dia

Após pedalada de 487km, sapiranguenses chegam em Itapiranga (SC)

Esporte

anuncio-delicia-728-90
anuncio-delicia-728-90