Coluna Poder

Por Deivis Luz

Redução de vereadores
Na edição de 23 de março, o Jornal Repercussão anunciou a intenção de se reduzir o número de vereadores na Câmara de Sapiranga. Na época, Diego Lima e Sandro Seixas (ambos do DEM) apresentaram a sugestão. Pouco mais de 60 dias após este primeiro movimento, agora, a proposta ganha fôlego. A sugestão ganhou corpo com a adesão dos vereadores Juca, Leonardo Braga, Balardin, Morgana Moraes, Alessandro Melo, Dico e Dula. Na próxima semana, o projeto de Emenda à Lei Orgânica que propõe a redução de 15 para 11 o número de vagas na Câmara será lida e ganhará tramitação. Para valer, a proposta deve ser aprovada em duas votações e só valerá para a próxima legislatura. Ainda na sessão da próxima semana, terá andamento proposta que analisará o fim das diárias na Câmara de Sapiranga.

Crise entre Prefeitura e Lauro Reus
Abertamente, os gestores do Hospital Dr. Lauro Reus assumiram que o relacionamento com a Prefeitura campo-bonense não é dos melhores. O principal ponto da crise está no cumprimento do convênio estabelecido ainda na gestão passada. Desacordos financeiros a parte, é necessário destacar o excelente serviço prestado à toda comunidade pelo hospital. Reclamações do mau serviço no Hospital Dr. Lauro Reus, até o momento, são baixas e os números das pesquisas de satisfação comprovam o bom funcionamento da estrutura.

RS-239, DAER e EGR
A instalação de controladores de velocidade e da construção de vias laterais na RS-239 (temas amplamente abordados no Repercussão) foram tema de agenda entre o vereador Valmir Pegoraro (PDT) e a EGR. A EGR revelou que está em licitação a contratação da elaboração do projeto para a implantação das vias laterais entre os kms 25 e 26. No aspecto dos controladores de velocidade, o DAER (que é o responsável técnico pela instalação) revela que compete a EGR elaborar estudo e justificar a instalação. Porém, em contato com a EGR, a estatal disse que a instalação de controladores fora solicitada ao DAER, que deverá realizar estudos. Ou seja, ninguém se entende no governo do estado e mortes acontecem aos montes na rodovia. É muita burocracia e aspones nestas estatais em todo o país!

Olívia sugere nome para escola
A vereadora do PP de Sapiranga, Olivia Steigleder, apresentou indicação para que a escola em construção no bairro Centenário passe a se chamar Escola de Educação Infantil Professora Ida Trampusch. “A professora Ida prestou valiosos serviços à educação infantil em Sapiranga e a homenagem é mais do que justa”, defendeu Olivia.

Leonel assume PP de Nova Hartz
Leonel Schaefer (ao centro na foto), atual secretário de Administração da Prefeitura de Nova Hartz, foi eleito presidente do PP no Município. Ainda integram a executiva do PP de Nova Hartz: 1º vice-presidente, Neri Chicatto, 2º vice-presidente, William R. da Silva, secretário-geral, Jamir Ben Hur Salaberry, secretário, Edson Otelo Kassick, tesoureira, Cristina Arnold e Ronei Oliveira, 1º vogal, Gabriel Rosa, 2º vogal, Claudiomiro Farias e 3º vogal, Jesus Souza da Silva.