Coluna Poder

Por Deivis Luz

Corruptos de estimação
O jornalista e doutor em Sociologia, Juremir Machado da Silva, recentemente, reuniu diversos artigos seus publicados no Correio do Povo e os unificou no livro Corruptos de Estimação (fica a dica de leitura). Com o escândalo envolvendo o presidente Michel Temer e o senador afastado, Aécio Neves, caiu a máscara dos setores que defendiam a saída do PT do poder. A sociedade pediu o Fora Dilma e foi para as ruas, mais de uma vez. Mas, e agora? A maioria assiste atônita ao mar de lama no confortável sofá da sala. O que só comprova que a real intenção nas manifestações dos últimos anos era tirar o PT do poder (com argumentos e elementos até razoáveis). Porém, não se deve proteger corruptos. Seja do PSDB, PT, PP ou do PMDB. Cadeia para todos. Enquanto se debate para saber quem é coxinha ou mortadela, os corruptos concluem que somos todos pamonhas.

Provocações
Vereadores petistas de Sapiranga não deixaram de provocar o vereador Leonardo Braga (PSDB) sobre o afastamento do senador Aécio Neves. “Não tenho político ladrão de estimação. Eu nunca levantei bandeira de corrupto e bandido nas eleições de 2014. Quero deixar claro que quando saíram os áudios, demonstrei meu repúdio ao senador Aécio Neves. Não basta ele ser afastado, tem que ser expulso do partido para dar exemplo ao País”, defendeu Leonardo Braga.

Direção do Lauro Reus convoca coletiva
Os murmurinhos sobre a estabilidade institucional do convênio entre a Prefeitura de Campo Bom e o Hospital de Caridade São Roque – que administra o Hospital Dr. Lauro Reus – só crescem. Recentemente, vereadores que integram a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, João Paulo e Jerri Moraes (ambos do PMDB), Flávio de Andrade (PP) e Sandra Orth (do PSDB), convocaram a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, para prestar esclarecimentos na próxima quarta-feira (dia 31) na Câmara. Antes disso, porém, direção do Hospital dará coletiva na quarta-feira (24) para tornar público pontos que até então pareciam unanimidade – entre eles, o valor do repasse de um milhão de reais mensais da Prefeitura ao Hospital. Pelo sinal de fumaça, há fogo saindo desta relação entre Prefeitura/Hospital de Caridade São Roque.

Neiva em Porto Alegre
Vereadora de Nova Hartz, Neiva Scherer Benkenstein (PMDB), se reuniu com o secretário da Segurança do Estado, Cezar Schirmer, e cobrou a destinação de mais dois policiais militares para o Município. “Pedi ainda mais um veículo e a volta do PROERD nas escolas. Quem conhece sabe que é algo de grande valia”, destaca a vereadora.

Ruído na comunicação
Ex-prefeito Nelson Spolaor (PT) procurou o Jornal Repercussão e disse que não foi convocado para prestar depoimento na CPI do FAPS. Procurado, vereador Alessandro Melo (PP) explicou e disse que a tarefa coube a integrante da CPI, Rita Della Giustina de Oliveira (PT), e que a convocação não ocorreu, por falha de comunicação. Porém, após envio de AR pelos Correios, Spolaor foi avisado e dará explicações aos integrantes da CPI do FAPS.