Coluna Poder

Por Deivis Luz

Mais ação, menos estado
Político em ascensão a nível nacional, João Dória Júnior (PSDB), disse algumas verdades em recente entrevista no Roda Viva, da TV Cultura. “O Poder Público precisa se concentrar no que interessa: saúde, educação e segurança pública”. Falou bem e agiu melhor ainda. Anunciou um plano de concessões de históricos patrimônios públicos paulistas: o Estádio do Pacaembu e o autódromo de Interlagos.

Parceria com a iniciativa privada
Buscar parcerias com a iniciativa privada, por aqui, renderia bons frutos na nossa aldeia. Vamos aos exemplos: se há 10 anos, a Prefeitura de Araricá não consegue fazer uma simples praça, que faça uma proposta decente para uma empresa deste setor. Outro exemplo? O Morro Ferrabraz, em Sapiranga. Planos e ideias não faltam há décadas. Porém, o chão batido continua lá. Mesmo assim, o público não deixa de se encantar pela bela vista que o Ferrabraz proporciona.

Menos é mais
Às vezes, estar na obrigação de resolver vários aspectos no Poder Público trava o bom andamento administrativo. Nossas prefeituras deveriam se abrir mais em termos de gestão compartilhada e qualificar áreas que não recebem a mesma atenção de um setor como a saúde, por exemplo.

PDT já foi. O próximo é o PSB
O governo Sartori começa a enfrentar as primeiras baixas na sua base de apoio político. O PDT – dos deputados Enio Bacci e da deputada Juliana Brizola – anunciou a saída esta semana. O próximo da fila é o PSB. Por aqui, liderança histórica dos socialistas, Vicente Selistre, ressaltou o posicionamento contrário do partido à retirada da obrigatoriedade da organização de plebiscito para a venda de estatais gaúchas.

Transparência em Campo Bom
Pode ser considerada exemplar a atitude do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), em convocar a imprensa e os seus secretários para apresentar o que foi feito nestes 100 primeiros dias de governo. Enquanto isso, em outros municípios, vereadores de oposição não param de cobrar os governistas sobre as ações que os prefeitos tenham colocado em prática nesta arrancada de 2017. Em Nova Hartz, o vereador Nelson Bauaer (do PDT) cobrou uma prestação de contas do que foi feito nestes primeiros 100 dias do governo Flavio Jost (PP).

Lista do fim do mundo
Depois de muita expectativa, caiu o sigilo sobre os políticos que serão investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com representatividade na região, o destaque negativo fica por conta dos nomes da deputada estadual Manuela D’Ávila (PC do B), Maria do Rosário (PT), Yeda Crusius (PSDB), Onyx Lorenzoni (DEM), Beto Albuquerque (PSB), Marco Maia (PT) e Eliseu Padilha (PMDB).

E disse Deus: Haja luz; e houve luz
Não tem como não perceber a volta da iluminação na asa delta existente na RS-239. Local ficou no escuro por anos e nesta semana foi possível ver uma equipe da Prefeitura de Sapiranga consertando o sistema de iluminação no local.