Coluna Poder

Por Deivis Luz

Policiais civis para Sapiranga
A recompensa pelas últimas ações exitosas da Polícia Civil de Sapiranga poderá ser revertida através da chegada de novos agentes. Pelo menos é o que garante duas importantes lideranças da área: uma ligada ao Consepro e outra à Assembleia Legislativa. Encontros para formalizar o pedido de mais policiais não faltaram. Inclusive, em 2016, o chefe da Polícia Civil do Estado, Emerson Wendt, esteve em Sapiranga e conferiu o trabalho diferenciado em curso na delegacia, que atende ainda Araricá. Se especula a chegada de sete novos agentes, porém, mesmo sendo um número significativo, não supre totalmente a defasagem de policiais na DP de Sapiranga.

Sem negativas em Araricá
Depois de Campo Bom, agora, é a vez de outro município admitir que está sem a certidão previdenciária, documento indispensável para acessar determinados recursos federais. Em entrevista para o Repercussão, o secretário de Administração de Araricá, César Huther, admitiu que a Prefeitura está impossibilitada de acessar recursos federais originários de convênios ou de emendas parlamentares. Governistas sustentam que a situação econômica do Município é crítica. Em março, prefeito Flávio Foss (PP) deve vir a público no Centro Cultural, para apresentar números e o quadro financeiro aos servidores e a comunidade, que continuam sem os salários.

Marcel e as obras públicas
Proposta do deputado estadual Marcel van Hatten (PP) busca impor limites aos agentes públicos para a inauguração de obras. O deputado defende o preenchimento das exigências em relação à emissão de autorizações, licenças e alvarás dos órgãos da União, do Estado e dos Municípios; atenda ao fim a que se destina; e não tenha empecilhos ao seu uso, seja por falta de pessoal, seja por falta de materiais e equipamentos. “É notória a prática de agentes públicos que inauguram e entregam obras inacabadas, em cerimônias solenes oficiais, ou sem que seus serviços estejam prontos para uso da população”, diz o deputado.

Fixinha indica parcerias com guardas municipais
Em reunião da Comissão Especial da Segurança Pública na Assembleia Legislativa, o deputado João Fischer sugeriu ao secretário Cezar Schirmer mais parcerias entre as Guardas Municipais e a Brigada Militar. “Em muitas cidades, ainda se vê a Brigada cuidando do trânsito. No momento em que atravessamos uma das piores crises da segurança pública em todo País, a polícia militar precisa estar realizando ações no patrulhamento e repressão aos bandidos e ao crime organizado, e não cuidando de documentação e de quem furou o sinal”, destacou o parlamentar.

Elvino Bohn Gass em Nova Hartz
Na próxima segunda-feira (13) os petistas em Nova Hartz receberão para uma agenda o deputado federal
Elvino Bohn Gass. A ideia dos militantes é de organizar um corpo a corpo para aprofundar o debate sobre temas importantes, como a reforma da previdência e trabalhista. Haverá pausa para almoço com agricultores no Morro Canudos e ainda a entrega de panfletos nas indústrias calçadistas do Município.