Coluna Poder

Por Deivis Luz

Análise da admissibilidade da CPI
Ainda não está confirmada a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as declarações do vice-prefeito de Sapiranga, Gilberto Goetert, de que haveria desvio de combustíveis e funcionários fantasmas na Prefeitura. Departamento Jurídico da Câmara de Vereadores segue consultando o Instituto Gamma de Assessoria a órgãos Públicos (IGAM) para saber se pode ou não dar admissibilidade à CPI. Decisão deve sair nos próximos dias.

Sindicância interna
Outro assunto palpitante em Sapiranga é a abertura da sindicância determinada pela prefeita, Corinha Molling. A procuradora Geral do Município, Miriam Monteiro, diz que só trabalha com fatos concretos, e que todas as questões de combustíveis, todos os contratos, foram auditados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), e não foram feitos apontamentos nesta área. “Vou trabalhar com material real. Material imaginário, coisa de bastidores, não tem como trabalhar com isso. A comissão terá autonomia de como conduzirá os trabalhos”, pondera Miriam. Paralelamente, levantamentos documentais a respeito do tema estão sendo resgatados.

Lotações acima do programado
Nas últimas quatro sessões nas Câmaras de Araricá e Sapiranga, o público compareceu em peso, gerando superlotação nas dependências das Casas. Tem gente sentado no corredor e se espremendo para conferir o que dizem os nobres vereadores. Pois bem. Bombeiros de Sapiranga estão de olho, e medidas devem ser tomadas para evitar eventuais tragédias. Houve até encontro com membros da Câmara.

Comunicação só interna
Há pouco mais de 20 dias à frente das Administrações, os novos gestores têm arregaçado as mangas para colocar os municípios em ordem. Mas, especialmente, Araricá e Nova Hartz, tem falhado na divulgação destas informações. Simplesmente esqueceram de noticiar estes fatos para os órgãos de imprensa. Desta forma, parece que estas duas Prefeituras estão de braços cruzados e não estão fazendo nada. Até a presente data, o Jornal Repercussão não recebeu informações do que os novos prefeitos têm feito.

Registros

– Deputada federal, Maria do Rosário (PT), passará por Araricá e Nova Hartz. Ocorrerão encontros da petista com o prefeito de Araricá, Flavio Foss (PP) e em Nova Hartz, com companheiros do PT, no Restaurante Sunday, onde a deputada fará uma pausa para um almoço.

– Há dez anos, através de disputa judicial, o PT tirou o PP do poder em Sapiranga. Agora, dez anos depois, Spolaor também volta a ser secretário de Habitação de Ary Vanazzi em São Leopoldo…