Coluna Poder

Por Deivis Luz

Previsão se confirma
O cenário político muda drasticamente, seja no nível nacional ou nos municípios. E a confirmação desta tese encontra sustentação em Sapiranga. A saída do vice-prefeito, Gilberto Goetert, ex-PP, nos bastidores, ganhava corpo dia após a eleição, ainda em 2016. Este fato, aliás, é compartilhado até mesmo por lideranças de outros partidos. Grupo que ainda possui ligações com o governo tenta amenizar e sustentar que a briga foi doméstica, e que Corinha continua prefeita e Beto, o vice-prefeito. Mas, na prática, não é bem assim.

Articulações a todo vapor
Tanto é que esta situação não está totalmente resolvida. Beto, nos últimos dias, tem procurado (e está sendo solicitado) por diversos partidos. Esta semana, inclusive, participou de um encontro em Porto Alegre com lideranças do sempre atento PMDB, informação confirmada pela presidente da sigla, Eloi de Paula. Porém, o presidente dos pemedebistas disse que o assunto de uma eventual filiação de Beto não entrou na pauta. Partidos como o PT, PTB e o DEM também teriam conversado com o vice-prefeito, que segue sem partido e sendo cortejado.

Fogo de todos os lados
Para onde os integrantes do governo Corinha Molling olham há sinais e movimentações da oposição tentando de tudo para que o PP não consiga concluir os quatro anos de mandato. Existe articulação na Câmara de Vereadores para abrir uma nova CPI (confira ao lado), uma ação do PT que contesta as contas de campanha do PP, e agora, por último, uma representação do Ministério Público Eleitoral, que trata do pedido de cassação do diploma da prefeita, Corinha Molling, por eventuais irregularidades na campanha eleitoral de 2016. Enquanto isso, partidos seguem ventilando e sonhando com a hipótese de novas eleições.

Plantio de mudas prospera
Quem aderiu ao plantio de mudas de flores como forma de agradecer aos votos obtidos na eleição de 2016 foi a vereadora Rita Della Giustina (PT). Serão 983 mudas. No âmbito dos requerimentos, Rita indicou ainda a transmissão on-line das sessões pelo Facebook.

Não foi dessa vez
Ainda não será desta vez que os arariquenses verão o fim das diárias na Câmara de Vereadores. Sugestão até chegou a ser protocolada. Mas, proposta que limita em seis diárias por ano foi melhor articulada e foi aprovada por todos os vereadores. Maximiliano Gomes da Silva (PROS), autor da proposta que extinguia as diárias, até concordou em retirar a sua indicação, depois que a proposta foi aprovada por unanimidade.

Registro
– Abertura da UTI Neonatal do Hospital Sapiranga ocorrerá na segunda-feira (23) graças a articulação de dois deputados do PP: Renato Molling e João Fischer. Cada um em sua instância contribuiu para ampliar ainda mais a estrutura da instituição, que é referência para o Estado.