Coluna Poder

Por Deivis Luz

Caso Chico em Campo Bom
Surpreendeu até mesmo o delegado de Campo Bom, Clóvis Nei da Silva, o desfecho do inquérito que apurou o incêndio contra o carro de Francisco dos Santos Silva (PMDB). O fato, que ocorreu às vésperas da eleição, praticamente modificou o resultado do pleito. Porém, a conclusão do inquérito policial, pelo menos para Clóvis Nei, não deixa dúvidas. Para ele, nada do que ocorreu teria acontecido sem o consentimento de Chico. Ou seja, a Polícia Civil concluiu que foi uma situação armada para tirar proveito político. Agora, o caso será analisado pelo Judiciário, mas somente após a volta do recesso Forense.

Pressão em Sapiranga
Servidores públicos voltaram a ocupar a Câmara de Vereadores nesta semana. O projeto que previa a redução do período de férias de 45 para 30 dias para os professores sequer foi à votação. Articulação da Mesa Diretora da Câmara – presidida por Rubem Encarnação dos Santos (PP) – contribuiu para sensibilizar o jurídico da Prefeitura para retirar o projeto de análise. Para piorar, outro projeto causou muito debate na Câmara: o que previa novos valores para o Código Tributário de Sapiranga. Posta em votação, a proposta obteve nove votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção. Ainda houve pressão dos arquitetos, engenheiros e geólogos para que projeto de lei sobre a categoria não fosse à votação. Final de ano turbulento na Câmara de Vereadores. A próxima sessão ocorre no dia 23 de dezembro, às 10 horas.

Repasse de valores em Campo Bom
Em Campo Bom, o presidente da Câmara de Vereadores, Sadi Santos, comunicou a devolução de R$ 128 mil referente a uma parte da verba orçamentária não utilizada no ano de 2016. “Os números não estão fechados ainda, mas esse valor que já estamos repassando é fruto de uma economia realizada ao longo do ano por toda a Câmara”, declarou Sadi. No ofício encaminhado ao Executivo, foi sugerido que o montante repassado seja igualmente dividido entre a ONG Projeto Criança Cidadã, CTGs Guapos do Itapuí e Palanques da Tradição, Liga Feminina de Combate ao Câncer, APAE, CONSEPRO, Fundação Cultural de Campo Bom e Liga Campo-Bonense de BMX.

Nova Hartz divulga nomes
Em Nova Hartz, nome forte do futuro secretariado do prefeito eleito, Flavio Jost (PP), confidenciou que a transição no Município é meramente cosmética. Diversos dados e documentos que foram solicitados à Administração não foram repassados. Por outro lado, o vice-prefeito, Cléo Hendges – que acumulará a função de Secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer -, apresentou nomes da sua equipe de trabalho. A diretora geral de Educação será Veronice Zandoná. A coordenadora de Educação, Iracilde Salete Poltronieri, o diretor de Cultura será Adriano Ferreira e o responsável pela área de Esporte e Lazer, Éder Cardoso.

Que venha 2017!
O ano de 2016 foi muito positivo para o Jornal Repercussão. Desejamos a todos os parceiros, assinantes e leitores, os mais sinceros votos de felicidade e que o ano de 2017 seja repleto de conquistas e realizações para todos. O Jornal Repercussão voltará com baterias recarregadas na primeira semana de janeiro. Boas festas!