Coluna Poder

Por Deivis Luz

Realidade dos votos brancos
Os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) mostram particularidades da eleição de 2016 para prefeito. Na disputa desse ano, 1.513 pessoas votaram em branco em Sapiranga. O percentual foi menor do que na eleição de 2012, quando 2.148 pessoas votaram em branco. Em Campo Bom, o cenário foi diferente. De 1.456 pessoas que votaram em branco na eleição de 2012, esse número saltou para 2.467 pessoas. Em Nova Hartz, o número de pessoas que votou em branco caiu de 271 para 238 eleitores e em Araricá, saltou de 70 votos em branco na eleição de 2012 para 147 na eleição deste ano.

Câmeras em Sapiranga
Inauguradas no final de 2015 em Sapiranga, as câmeras de monitoramento estão, sim, em funcionamento. O Jornal Repercussão questionou essa semana integrantes da Brigada Militar e do Consepro, que garantiram que os equipamentos operam normalmente. Em tempos de crise na área da segurança pública, o bom funcionamento das câmeras leva mais tranquilidade para os sapiranguenses.

PC do B e o governo Orsi
Lideranças do PC do B campo-bonense questionadas se foram convidadas a integrarem o governo do prefeito eleito, Luciano Orsi (PDT) são categóricos nas respostas: só entram no governo se for para ajudar a governar. Integrantes do partido dizem que não querem apenas cargos em uma futura administração. PC do B argumenta que possui patrimônio político que não pretende perder.

Estreante na presidência
Vereador eleito em Araricá, Oseas Cabelereiro (PSDB), deve ser mesmo o presidente da Câmara de Vereadores a partir de 2017. Tradição do mais votado na eleição anterior ser conduzido ao cargo deve ser mantida. Aliás, Oseas tem prestigiado os encontros de seus futuros colegas na Casa. Tem lideranças dizendo até que Oseas é um nome forte para a próxima eleição. É o PSDB se renovando.

Talonário eletrônico de Multas
Até o final de 2016, o Pelotão Rodoviário da Brigada Militar em Sapiranga passará a utilizar o Talonário Eletrônico de Multas (TEM). A nova tecnologia vem sendo apresentada para os patrulheiros do pelotão para que o antigo bloco de multas seja aposentado de vez.

Informação gera agitação
Vereadora eleita pelo PP, a professora Olivia Steigleder, diz que vai honrar o seu mandato na Câmara de Vereadores de Sapiranga integralmente.

Ambulancioterapia em Nova Hartz
Vereador Pedro Soares de Oliveira (PSC) criticou na tribuna da Câmara de Vereadores a falta de horários para o transporte de moradores para a realização de consultas e exames na rede de saúde de Porto Alegre.