Coluna Poder

Por Deivis Luz

Empreguismo nas prefeituras e gastos com salários
Passada a celeuma que é uma eleição, os prefeitos (a) eleitos (as) começam a dar indicativos que vão reduzir os gastos públicos, principalmente, cortando pessoal. Com populações crescentes em todos os municípios, seria no mínimo, imprudente cortar serviços essenciais nas áreas de saúde e educação e deixar CCs desnecessários ganhando salários nada baixos. Foi assim que o prefeito eleito de Nova Hartz, Flávio Jost (PP) procedeu, assim que Flávio Foss (PP) está anunciando e assim que Corinha Molling (PP) também garante que irá fazer.

Crescem especulações em Sapiranga
Aliás, por falar em Sapiranga, crescem as especulações sobre a redução de secretarias no segundo mandato do governo, Corinha Molling. Esta semana, a prefeita reeleita voltou a desconversar sobre quais pastas serão extintas. Mas, basta dar uma rápida analisada no próprio site da Prefeitura e ver quais estão com os dias contados, pois pouco agregam ao bom funcionamento da máquina pública. Na prática, dão apenas gastos – exagerados – com salários. Entre os mistérios ainda não revelados está o futuro da Secretaria de Educação, uma das principais de qualquer governo. Corinha não revela nada. Uma das cotadas para a pasta, Olivia Steigleder, que é Pós-Graduada na área e que recém foi eleita vereadora – diz que é um sonho assumir a pasta, mas confessa que não foi convidada. Do outro lado, Corinha apenas sorri e diz que ainda é cedo para revelar quem será a escolhida.

Cléo e as escolas em Nova Hartz
Curtindo seus últimos dias como vereador em Nova Hartz, Cléo Hendges, PROS, que foi eleito vice-prefeito, reconhece que é necessário dar celeridade à retomada das obras de escolas que estão em construção no Município – três no total e todas paradas. “A creche no bairro Vila Nova, no Residencial da Bica, é fundamental. Queremos iniciar a transição para sabermos o que acontece de fato nesta ações”, comenta.

Tanara Werb na Educação em Araricá
Quando iniciou o governo em Araricá, Sergio Machado (PMDB), tinha como sua secretária de Educação, Tanara Werb – esposa do vereador Flávio Maciel Duarte. Pois bem. Rusgas para lá, discussões para cá, Tanara foi exonerada do cargo por Sergio. No fim de 2015, Flávio Maciel deixou o PMDB. Agora, com Flávio Foss (PP) eleito, Tanara é nome forte para assumir a pasta no Município. Lembrando que Tanara fez 157 votos na eleição, mas acabou não sendo eleita por falta de votos da coligação REDE e PDT.

Contas públicas em Araricá e Campo Bom
Não se fala em outro tema em Araricá e Campo Bom além das finanças públicas. Ambas, são comandadas pelo PMDB de José Ivo Sartori. Opositores, maldosos, brincam e dizem que o prefeito de Araricá, Sergio Machado, deve ter aprendido com seu colega de partido a parcelar os salários do funcionalismo. Neste mês, o funcionalismo de Araricá recebeu apenas parte do salário e atrasado. Em Campo Bom, também há fortes rumores sobre a saúde financeira do Município. Prefeitura campo-bonense, por sua vez, diz que arrecadação de ISSQN subiu como nunca antes na história do Município.