Coluna Poder

Por Deivis Luz

Flávio Jost anuncia, dá exemplo e diminui secretarias em Nova Hartz
Uma das propostas de campanha de prefeitos da região mais propagada foi a diminuição de secretarias. Na região, quem inicia dando exemplo de zelo pelo dinheiro público é o prefeito eleito de Nova Hartz, Flávio Jost (PP). Esta semana, a assessoria do prefeito confirmou a redução do número de secretarias de 12 para apenas sete pastas: quase a metade. Entre os nomes confirmados estão nomes conhecidos da população. Para a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cléo Hendges, acumulará a função de secretário e de vice-prefeito. Na Saúde, Neri Bueno Chicatto, que coordenou por muitos anos a Clínica de Saúde de Nova Hartz, foi o escolhido por Jost. A Administração ficará sob a responsabilidade de Leonel Schaefer. A Secretaria de Obras e Serviços, terá como secretário, Egídio Sauer. O planejamento Urbano e Captação de Recursos ficará com William Rodrigues da Silva. A Secretaria da Fazenda será comandada por Gisela Henkel. O Desenvolvimento Social ficou com Mara Wagner.

Desinformação de vereador
Durante a sessão desta semana na Câmara de Sapiranga, Aquelino de Jesus (PT) mostrou, no mínimo, desconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Consepro da cidade. Disse da tribuna que gostaria de ver o que o Consepro tem a dizer sobre a falta de estrutura e efetivo na Polícia Civil de Sapiranga. “O nosso Consepro sempre ajudou a Polícia Civil e a Brigada Militar. Gostaria de saber se essa ajuda está sendo repassada para as polícias”, disse Aquelino. Presente na sessão, Darcy Leão – integrante do Consepro -, torceu o nariz e ficou insatisfeito com as colocações do vereador. Pediu para usar a tribuna, mas não teve o pedido atendido, devido às normas do regimento interno.

Fissuras atingem outros partidos
Na coluna anterior, foi relatado os problemas internos do PMDB em Campo Bom e Sapiranga. Pois, essa semana, apuramos que tem lideranças dentro do PT de Sapiranga que já não sentam mais na mesma mesa. Há inclusive gente graúda, com mais de um mandato de vereador, que não aguenta mais ouvir falar em cooperativas habitacionais. Quando 2017 acabar (provável abertura de janela para trocas partidárias), vai ter lideranças petistas pensando seriamente em trocar de ares.

Moradores protestam em Araricá
Pela segunda vez no mês, a Prefeitura de Araricá volta a enfrentar dificuldades no recolhimento do lixo. Indignados com a situação, alguns moradores adotaram uma medida extrema: carregaram dezenas de sacolas de lixo e depositaram em frente da porta do gabinete do prefeito, Sergio Machado (PMDB). Diplomático, Edemar da Cunha, que é o vice-prefeito, disse ao Jornal Repercussão que o problema havia sido contornado ainda na terça-feira (25). Mas, parece que o lixo foi recolhido na quarta-feira (26) apenas nas áreas do Centro. Tem morador – de forma errada – até colocando fogo nos lixos devido à falta de recolhimento.