Coluna Poder

Por Deivis Luz

PMDB de Campo Bom e Sapiranga sangram
Os últimos acontecimentos internos deixam o PMDB de Campo Bom e Sapiranga em maus lençóis no que diz respeito a unidade partidária. Em Campo Bom, vereadores (reeleitos e não eleitos) não poupam críticas pela forma de comandar do prefeito, Faisal Karam, depois dos últimos acontecimentos que envolveram a sua sucessão. O último episódio que não caiu bem entre os vereadores foi a falta de convite endereçado à Câmara de Vereadores para a solenidade que marcou o início dos atendimentos da UTI do Hospital Lauro Reus. Por outro lado, em Sapiranga, vereador Guto (PMDB) subiu à tribuna dias atrás e fez questão de dizer que o atual vice-prefeito, Jairo Renner, não faz mais parte dos quadros da sigla. Como se não bastasse, a próxima legislatura em Sapiranga não contará com um único vereador do PMDB no Município.

Redução de secretarias em Sapiranga
Encontro na ACISA serviu para a prefeita, Corinha Molling, voltar a destacar que pretende reduzir o número de secretarias na gestão 2017/2020. Em alto e bom som, Corinha reafirmou que o estudo está concluído e que as mudanças devem iniciar a partir de janeiro de 2017. “Tenho os dados do impacto financeiro que esta medida trará de benefício”, reafirmou Corinha. A prefeita não indicou quais pastas devem deixar de existir. Corinha, inclusive, evita revelar quais pastas serão extintas ou que serão unificadas. Sua única certeza é de que é necessário reduzir algumas pastas para que ocorra redução de gastos.

Transição em Campo Bom
A transição de governo entre o prefeito eleito, Luciano Orsi (PDT) e a atual equipe do prefeito, Faisal Karam, deve ter o seu primeiro encontro a partir da primeira semana de novembro. Três assessores de Orsi poderão ser indicados para participarem do primeiro momento de troca de informações. O prefeito eleito revela que ainda não possui os nomes de quem integrará a sua equipe de transição para lhe acompanhar neste primeiro encontro.

Adilson Troca de olho em Araricá
Deputado estadual, Adilson Troca (PSDB), tenta emplacar na Lei Orçamentária Anual do Governo do Estado, uma emenda de R$ 100 mil para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares e um gerador elétrico para atender as necessidades do Posto de Saúde Central no Município.

Bacci e a CPI do Badesul
O deputado estadual Enio Bacci (PDT) tem 15 das 19 assinaturas necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com o objetivo de investigar irregularidades no Badesul, durante a gestão de 2011-2014.

Curtas
– Vereador eleito, Jerri Moraes (PMDB) está em dúvida se o prefeito eleito em Campo Bom, Luciano Orsi (PDT) possui, realmente, um plano de governo.
– Arariquenses que aguardam por cirurgias no Hospital Sapiranga terão que aguardar. Prefeitura rompeu o contrato com a instituição. Município também possui débitos e o pagamento deste saldo devedor está em fase de negociação.