Coluna Poder

Por Deivis Luz

Hospital Lauro Reus
A partir do próximo sábado (15) entra em funcionamento a UTI do Hospital Lauro Reus. E pelo que consta, Governo do Estado não repassará mais os recursos necessários para complementar o custeio de operação da UTI em Campo Bom. Alerta foi dado pelo vereador Alexandre Hoffmeister (PP) durante a sessão da segunda-feira (10) na Câmara de Vereadores. Esta atitude dos gestores estaduais só reforça que não dá mesmo para acreditar em promessas de políticos em períodos eleitorais. Alexandre, inclusive, acionou o deputado estadual João Fischer (PP), para interceder no caso. Mesmo assim, a UTI começa a funcionar neste sábado.

Ainda pegando fogo…
A eleição em Campo Bom parece não ter fim. Agora, o novo capítulo se chama posse (ou não) dos vereadores reeleitos do PP, Alexandre Hoffmeister e Jair Wingert. Tudo porque, no início de agosto, Alexandre e Jair participaram da inauguração de um prédio da Feevale TechPark. Além disso, Alexandre e Jair fizeram o uso da imagem em que eles apareciam no ato em suas contas em rede social. Como se não fosse suficiente esta situação, outra foto (publicada, desta vez, pelo Jornal Repercussão) destacou a inauguração da USF do bairro Firenze. E quem estava lá? Arcelino Siri (PSDB) e Alexandre Hoffmeister (PP), ambos batendo palmas para ação do prefeito, Faisal Karam. Contrariados, PSB e PDT entraram com pedido na Justiça Eleitoral para cassar o registro das candidaturas de Alexandre Hoffmeister e Jair Wingert (ambos do PP), Arcelino Siri (PSDB) e Ozeias Cardoso (PMDB). A Justiça Eleitoral julgou procedente, mas a decisão ainda cabe recurso.

RS-239, morte e pedágio
O assunto vem à tona sempre que ocorrem mortes, atropelamentos ou congestionamentos ao longo da RS-239. E desta vez, não pode ser diferente. Mais uma vez, ocorreu um acidente fatal na rodovia no trecho de Sapiranga. O governo do Estado – e a EGR – seguem anestesiados e fingem que o problema das passarelas não é com eles. No sábado, em Campo Bom, as filas do pedágio chegaram até a Avenida Bahia, na divisa com Novo Hamburgo. Incompetência total dos atuais gestores estaduais, tanto da EGR quanto do Governo Sartori.

Eleição em Sapiranga
Fonte do Cartório Eleitoral de Sapiranga assoprou que petistas, ainda contrariados com o resultado da eleição, solicitaram uma análise da contagem dos votos na cidade. Durante alguns dias, petistas compareceram ao Cartório e receberam uma aula de como funciona o sistema de apuração.

Desempenho do PT na região
Um dos partidos que mais sofreram reveses nos municípios foi o PT. Tirando o êxito em São Leopoldo, se acumularam derrotas nas outras cidades. Lauermann, ficou na terceira colocação em Novo Hamburgo. Em Sapiranga, o PT saiu derrotado e viu sua bancada de cinco vereadores eleitos em 2012, encolher para apenas três vagas em 2016. Só houve petista eleito ainda em Nova Hartz (Rosa Leães). Em Campo Bom, e Araricá, o PT praticamente inexiste.