Coluna Poder

Por Deivis Luz

Que venham os debates
Dois encontros prometem estremecer os municípios no sábado (24) e na segunda-feira (26). São os debates eleitorais de Campo Bom e Sapiranga (confira detalhes na reportagem ao lado). Será a chance dos candidatos usarem os últimos argumentos para conquistar eleitores indecisos ou até mesmo, novos adeptos de campanha. A principal dica que o Jornal Repercussão passa aos seus milhares de leitores é uma só: não percam um minuto sequer. Aos candidatos, a dica é a seguinte: não façam ofensas pessoais e respeitem o tempo concedido de resposta. No mais, o eleitor decidirá no dia 2 de outubro quem possui condições de governar os municípios.

Só agora?
A oposição nos municípios agem da mesma forma. Um ano após a Operação Conexion, do Ministério Público, denunciar a formação de cartel na prestação de serviços de coleta e destino final de resíduos sólidos em, pelo menos, dez licitações em 12 cidades do Rio Grande do Sul, agora, na véspera da eleição de 2 de outubro, os partidos de oposição em Campo Bom se articulam para a criação de uma CPI na Câmara de Campo Bom para tentar investigar eventuais irregularidades no contrato com a Onze Construtora e Urbanizadora. Em Araricá, a oposição também articula a criação da CPI do Bolsa Família. Lembrando que em Sapiranga, a CPI das Casas Populares resultou em nada.

Invasão orquestrada
Em Nova Hartz, a Brigada Militar foi acionada para interceder em uma invasão de uma área verde do Município. Cálculos da polícia e da Assistência Social indicam que cerca de 39 famílias acamparam em uma área do Loteamento Coopeva. Teve até invasor demonstrando sua preferência partidária (veja a foto e tire suas próprias conclusões). Porém, PT de Nova Hartz acionou o seu departamento jurídico para que invasores não usem a imagem do partido indevidamente.

Asfalto em Araricá
Vereadores da oposição (PDT, Rede Sustentabilidade, PP e PROS) buscam explicações dos critérios usados pela empresa para asfaltar a avenida principal de Araricá. População tem procurado os vereadores para saber se a espessura do asfalto condiz com o que foi contratado.

Em quem acreditar?
Época de eleição é sempre a mesma história. Partido X apresenta sua pesquisa e diz estar na frente. Depois, vem o partido Y e apresenta a sua pesquisa demonstrando estar na frente do partido X. Se não bastasse, logo atrás vem o partido Z mostrando um resultado totalmente diferente aos apresentados pelos partidos X e Y. No meio dessa guerra de números e estatísticas está o eleitorado, que precisa receber, filtrar e fazer a sua avaliação de quem está falando (ou faltando com) a verdade.