Coluna Poder

Por Deivis Luz

Debates eleitorais na região
Está tudo definido. Com a presença dos candidatos Álvaro Pereira (PMDB), Ricardo Gross (DEM) e Nelson Spolaor (PT) foram definidas as normas para o debate entre os postulantes ao cargo de prefeito de Sapiranga. O Jornal Repercussão sempre deixou claro sua intenção de promover debates nos municípios onde circula. Agora, com a definição em Sapiranga, é só esperar a segunda-feira (26). Porém, antes, no dia 24 de setembro, às 10 horas, os eleitores de Campo Bom terão a oportunidade de ouvir as propostas dos candidatos Francisco Santos (PMDB), Luciano Orsi (PDT), Marco Mikonga (PV) e Vicente Selistre (PSB).

Eleição disputada em Sapiranga
Os nervos estão à flor da pele há semanas em Sapiranga. De um lado, o PP, que não quer perder a eleição por nada. Do outro, PT, PMDB e DEM fazem o que podem para vencer esta eleição. Preto no branco, o PP de Corinha conquistou 25.103 votos em 2012 e o PT 22.295. Na eleição de 2008, Spolaor ganhou com 29.215 e Fixinha fez 16.870 votos. Na eleição de 2004, Portal fez 22.187 votos e Spolaor 15.583 votos. Pesquisas extraoficiais (e não divulgadas pelos partidos) mostram um cenário, no mínimo, diferente do atual. Grau de exatidão dessas pesquisas só serão comprovadas (ou não) no dia 2 de outubro.

Feldes renuncia
Caiu por terra a candidatura de Fabiano Feldes (DEM) na composição da majoritária com o advogado Luciano Orsi (PDT), em Campo Bom. Para o seu lugar, o PDT indicou Beto Santos, que concorreria ao cargo de vereador, mas agora, disputará a eleição como candidato a vice-prefeito. Pedido de impugnação de Feldes foi apresentada pelo PMDB.

Cheiro de pizza no ar
Ainda nem foi instaurada na Câmara de Vereadores de Araricá a CPI que vai apurar supostas irregularidades na concessão do Bolsa Família e já tem cheiro de pizza. Pela região e pelo Brasil, os resultados de CPIs são ridículos e não resultam em punição de ninguém. Vereadores de Araricá terão que suar muito a camisa para coletar provas contundentes que comprovem a tese de que há fraudes na concessão do Bolsa Família.

Registro indeferido de Sergio Arruda
O atual vereador de Araricá, Sergio Arruda (que estava no PP e foi para o PDT) teve o seu registro de candidatura indeferido pela juíza eleitoral de Sapiranga. Entretanto, contratou a ex-diretora jurídica da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Adriana Rost (que é candidata a vereadora em Sapiranga) para lhe defender e buscar uma reversão do indeferimento do registro da candidatura do arariquense. Sergio está confiante na reversão e mantém ativa a campanha à reeleição.