Coluna Poder

Por Deivis Luz

Juíza rejeita impugnações
Contrariando parecer da coligação Sapiranga no Caminho Certo (PP, PTB, PROS, SD, PSL, PRB e PSB), a juíza eleitoral Káren Rick Danilevicz Bertoncello negou o pedido de impugnação da candidatura de Nelson Spolaor (PT). Quem também viu seu pedido de impugnação naufragar foi a Coligação Prá Frente Araricá (PP, PROS, PDT e Rede Sustentabilidade), que buscava tirar da disputa o atual prefeito, Sergio Machado (PMDB). Com isso, agora, o PP em Sapiranga e Araricá terá que convencer o eleitorado que os seus candidatos possuem as melhores propostas. No tapetão, não colou.

Debates eleitorais
Na reportagem ao lado é possível conferir uma prévia de como será o debate eleitoral em Campo Bom. Através de uma parceria entre o Jornal Repercussão e a Rádio Cinderela, o eleitor campo-bonense terá a chance de ouvir no debate aquele que possui as melhores propostas para administrar o Município nos próximos quatro anos. No mais, as direções do Jornal Repercussão e da Rádio Cinderela continuam empenhadas em convencer os candidatos de Araricá, Nova Hartz e Sapiranga a participarem do debate. Entretanto, há candidatos nos três municípios que não querem nem ouvir falar nessa hipótese. Para esclarecer: a legislação eleitoral impõe a participação de dois terços dos candidatos.

Vereadores aprovam contratações
Quando o assunto é saúde e educação os vereadores pensam mais de uma vez na hora de aprovar ou rejeitar um projeto de lei. Foi o que aconteceu em Araricá esta semana. Projetos solicitando a contratação de professores para a rede municipal de ensino foram aprovados por unanimidade. Semanas atrás, projetos que previam a contratação de operários para a Secretaria de Obras foram todos rejeitados. A argumentação é que a Secretaria de Obras não precisa de mais servidores.

Tudo registrado e será cobrado
O povo é o patrão do político. E é através desse poder que o eleitor deve punir os maus gestores. Iludir a sociedade com falsas promessas também deveria render responsabilização por crime de improbidade administrativa. Em tempos de desemprego, prometer a chegada de investimentos estrangeiros – antes mesmo de assumir a administração pública – exige muita responsabilidade. É inadmissível apresentar promessas que, no futuro, podem não se concretizar, com o objetivo de se eleger.

PMDB tenta tirar vice do páreo
O PMDB de Campo Bom apresentou um pedido de impugnação da candidatura do vice-prefeito, Fabiano Feldes (DEM), que possui coligação com PDT. O PMDB justifica que Feldes é permissionário de concessão pública e não pediu desincompatibilização no prazo estipulado em lei. A impugnação foi aceita pela Justiça Eleitoral. Mas, decisão cabe recurso.