Coluna Poder

Por Deivis Luz

Parcelamento dos salários
Servidores públicos ficaram indignados com o parcelamento dos salários neste mês. Outro fator que desperta a ira do funcionalismo é a diferença de tratamento entre aqueles que receberão seus vencimentos em duas vezes e os funcionários do Poder Judiciário (Ministério Público e servidores das Comarcas locais da justiça). O dinheiro para o pagamento dos servidores saem do mesmo cofre. Não existe poderes independentes quando o assunto é a origem dos recursos públicos. Tudo sai da Secretaria da Fazenda, comandada por Giovani Feltes.

Divisas municipais
Assunto voltou a ser pauta na Câmara de Vereadores de Campo Bom. Vereadores do PMDB e do PP campo-bonense argumentam que toda a extensão do pórtico da asa-delta pertence à Campo Bom e não à Sapiranga. Tema é alvo de disputa judicial entre os municípios há anos.

Saúde em Sapiranga
Primeiro foi a morte de uma mulher após uma cesárea no Hospital Sapiranga. Depois, uma gestação que indicava gêmeos, mas que acabou no nascimento de apenas uma criança. Comunidade aguarda explicações dos gestores.

Bruna Blos e Ricardo Gross
Os sobrenomes até rimam. Mas e no campo político? Será possível estabelecer uma sintonia e afinação entre o DEM de Ricardo Gross e Bruna Blos (que deve ir para o PSDB)? Aliás, quem deve ser o (a) vice nesta provável dobradinha?

Transformações no PMDB
Que existem dois candidatos ao diretório municipal do PMDB de Sapiranga todos sabem (Jorginho e Elói de Paula). Mas, o que chama a atenção é a confiança na vitória da turma mais nova e que pretende dar outros rumos ao partido na cidade. O secretário Jorginho aposta no voto dos candidatos à vereadores que não se elegeram para conquistar o diretório. Disputa com certeza será muito acirrada.

Lideranças do PP reunidas
O deputado estadual do PP, Chico Borba, esteve reunido na Câmara de Vereadores de Campo Bom e colocou o seu gabinete à disposição do município. Uma audiência pública para tratar sobre a segurança pública pode ocorrer nos próximos meses na Casa. No encontro, participaram ainda Alexandre Hoffmeister, Ieda Lauxen e o vice-prefeito, Marcos Riegel.

Ruim para todos na economia
Os reflexos da crise econômica que o país enfrenta é sentida em todos os segmentos (do grande empresário ao vendedor de cachorro-quente das esquinas). Cooperativas de reciclagem da região também contabilizam queda nos percentuais de material triado semanalmente.