Coluna Poder

Por Deivis Luz

Jairo Renner e o PMDB
No início deste ano, o atual vice-prefeito de Sapiranga, Jairo Renner, esteve no Repercussão ao lado de lideranças do PMDB. Na época, seu nome foi lançado como pré-candidato do PMDB para esta eleição. Os meses se passaram, conversas e articulações se sucederam, e Jairo Renner viu seu nome – que antes era o preferido – substituído da condição de pré-candidato. Cavalheiro como é sua característica, Jairo Renner diz que abriu mão da candidatura e na mesma oportunidade, declarou que estava afastado do PMDB tacitamente. Porém, ainda não definiu se vai se desfiliar ou continuará no PMDB. “Quem tem que esclarecer os motivos do meu afastamento é a direção local do PMDB”, disse Jairo. Procurado, o presidente da sigla, Eloi de Paula, não comentou o assunto. PP de Sapiranga enviou e-mail à imprensa revelando que Jairo apoia a reeleição de Corinha Molling (PP).

Sem carreatas em Araricá e Nova Hartz
Decisão entre as lideranças partidárias optou pela não realização de carreatas nos dois municípios. Por outro lado, em Campo Bom, prática está liberada, mas Cartório Eleitoral explica que coligações devem obedecer horários estabelecidos em lei. Em Sapiranga, encontro nesta quinta-feira (18 de agosto) definirá esta e outras questões sobre a propaganda eleitoral. Medida de vetar carreatas vai ao encontro da busca por gastos financeiros mais controlados nas campanhas políticas.

Promessas iniciaram
Na reportagem ao lado, o ilustre leitor pode conferir que foi aberta a temporada de promessas de campanha. E nesta história, quem aparece bem são os chineses. Informação que chegou a circular no site oficial do Governo do Estado – e retirada posteriormente do site – é de que chineses investirão R$ 20 milhões em Nova Hartz. Prefeitura nega ter recebido qualquer sondagem de executivos chineses. Mas, oposição – liderada pelo PMDB – jura de pé junto que é verdade.

Repercutiu forte
Na edição anterior, o Jornal Repercussão mostrou histórias de cidadãos que aguardam há anos a entrega de lotes vendidos por cooperativas de habitação. Logo após os exemplares ganharem às ruas da região, telefones da redação receberam mais casos de pessoas que aguardam há anos entrega de lotes. Em contato com o Ministério Público, promotoria reafirmou que existem 20 inquéritos civis em andamento e que tratam de loteamentos irregulares. O jornalismo do Repercussão continua à disposição dos cidadãos de toda a região.

Secretária de Araricá esclarece
Após a publicação da entrevista com Flávio Foss (PP), candidato a prefeito em Araricá, a atual secretária de Educação, Cátia da Silva, enviou e-mail onde fez um esclarecimento pertinente. Na realidade, somente as escolas de Ensino Fundamental possuem ginásio, e não as de Educação Infantil, conforme constou na reportagem.