Coluna Poder

Por Deivis Luz

Entrevistas dos pré-candidatos
De forma antecipada, o Jornal Repercussão iniciou ainda em 2015 sua série de entrevistas com os pré-candidatos às prefeituras de Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga. Ao lado e na página 5 desta edição, outros dois pré-candidatos (Flávio Foss, em Araricá, e Luciano Orsi, em Campo Bom) apresentam seus pontos de vista sobre política, saúde, educação e segurança pública. De forma cordial, o Repercussão buscou dar o mesmo espaço aos pré-candidatos Flávio Jost (PP de Nova Hartz), Sergio Machado (PMDB de Araricá) e Corinha Molling (PP de Sapiranga), sem sucesso. As portas seguem abertas e os convites de pé.

Tigre busca emenda
O vereador do PMDB de Campo Bom, Paulo Tigre, apresentou requerimento na Câmara de Vereadores, solicitando que seja encaminhado pela Casa uma solicitação de emenda parlamentar para o deputado federal do PMDB, Alceu Moreira, para recursos para a aquisição de duas unidades de autopulse. O equipamento ajudará no resgate de pessoas atendidas pelo serviço do SAMU em Campo Bom. O equipamento está avaliado em R$ 320 mil.

Mikonga é pré-candidato
Assim como em 2012, Marco Mikonga (PV) volta a colocar o seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Campo Bom. Ele terá como vice-prefeito, Evandro Raupp. Disputarão a eleição de vereadores pelo PV, Claudiomiro Martins e Gesiele Souza.

Vereadores e a eleição
A oposição em Araricá – maioria na Câmara de Vereadores – tenta de todas as formas encontrar situações que venham a constranger a atual Administração. Desta vez, todos os vereadores – exceto Clóvis da Silva (PSDB) e Adriano Sperb (PMDB) – assinaram requerimento que pede informações sobre o que chamam de grande número de contratos feito por Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA). Oposição critica ainda, a falta de respostas para pedidos de informação encaminhados à Prefeitura e que seguem sem respostas.

Pintura e repintura em Araricá
Outra polêmica levantada pelos vereadores é a de que um servidor está delimitando a faixa amarela no asfalto – que fica no meio da rua – com um rolo simples de pintar.

Separatismo entre os estados
Vereador Guto, do PMDB de Sapiranga, voltou a falar na tribuna que deseja ver os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, se desvinculando do Brasil. Em outras palavras, Guto apoia o separatismo dos estados. “Tenho o sonho de ver estes três estados se transformando em um país. Um pequeno país se administra melhor e o roubo é menos”, sentenciou.