Coluna Poder

Por Deivis Luz

Escândalo em Nova Hartz
Prefeito de Nova Hartz, Arlem Tasso, foi até a Polícia Civil denunciar fortes indícios de desvio de recursos públicos envolvendo servidor concursado da Prefeitura. Há poucas semanas, técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) fizeram uma verdadeira devassa em planilhas e relatórios da Secretaria da Fazenda para garimpar provas que embasem a denúncia. Servidor do quadro envolvido foi afastado das suas funções por 60 dias. Na Câmara de Vereadores, oposição fala em abrir CPI. Ao que tudo indica, fraude criminosa ocorria sobre o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Caso segue em investigação.

Hospital Sapiranga cobrado
A mais forte das cobranças envolvendo os serviços prestados pelo Hospital Sapiranga por parte da Câmara de Vereadores ocorreu nesta semana. Dois vereadores próximos do bloco governista (Camilo, PSB e Nico, Solidariedade) foram os que mais jogaram lenha na fogueira. A principal reclamação recai sobre o atendimento e a prestação de serviços, que no entendimento dos vereadores, precisa ser mais humanizado e qualificado. Outros detalhes na reportagem da contracapa desta edição.

Concessionárias
Reportagem no Caderno Especial desta edição mostra a avaliação do presidente do Sindicato das Concessionárias e Revendas de Veículos (Sincodiv/Fenabrave) do RS, sobre a crise que atinge o setor. Em Sapiranga, duas concessionárias fecharam em seis meses. Reflexo do péssimo momento foi avaliado pelo presidente da CDL de Sapiranga, Sérgio Loacir Kochem, “Situações assim ocorrem quando de fato existe uma dificuldade ou diminuição no poder de compra da população, em vista da crise e o aumento do desemprego”, avalia.

Pré-candidato fazendo obras
Também na Câmara de Vereadores de Sapiranga soou como brincadeira algumas promessas de pré-candidatos a vereador. Há postulantes ao cargo postando na internet algumas das ‘realizações’ que supostamente estariam realizando. Fenômeno é registrado em outros municípios, como Araricá e Nova Hartz. Abra o olho, eleitor!

Chico ganha mais apoiadores
A pré-candidatura de Francisco Santos (PMDB) a prefeitura de Campo Bom segue ganhando corpo. Depois do suplente de vereador, Milton Würst, o Milico, demonstrar o seu apoio, Chico ganhou mais dois cabos eleitorais: João Ademar de Quadros, o João Preto e Rudi Engers, o Coronel, também disseram que apoiam o pré-candidato à prefeitura.