Coluna Poder

Por Deivis Luz

Vereador enaltece Repercussão
Cumprindo o seu papel de informar com o propósito de transformar a realidade dos moradores, o Jornal Repercussão obteve esse reconhecimento esta semana em Araricá. Recente matéria sobre a insatisfação de cidadãos arariquenses com a fórmula de leitura das contas de energia resultou na modificação do sistema por parte da AES Sul. Vereador Sergio Moura de Arruda reconheceu o empenho do Repercussão e disse que a reportagem foi decisiva para modificação do sistema.

Venildo Tolfo articula praça
Ex-vereador de Araricá, Venildo Tolfo, procurou o deputado federal, Alceu Moreira, e foi direto ao ponto. Quer que o deputado indique uma emenda parlamentar de R$ 250 mil para a construção de uma praça no Loteamento Morada Nobre. Assessoria de Alceu Moreira explica que a solicitação pode ser atendida até o final de 2016 ou em 2017.

Belo Monte e exoneração
Após a Operação Belo Monte – que resultou em diversos presos pela Polícia Federal na semana passada – dois desdobramentos atingiram em cheio a Câmara de Vereadores de Sapiranga e a Prefeitura de Nova Hartz. Um ex-cargo de confiança que atuava no Sine de Nova Hartz foi exonerado. Em Sapiranga, presidente Rubinho soltou nota dizendo que preso nunca foi CC da Câmara.

Cleidi analisa dificuldades
No seu espaço na tribuna da Câmara de Sapiranga, vereadora Cleidi do Prado (PTB) fez críticas à Secretaria de Educação. “Tem coisas que poderiam ter andado mais. Os projetos esportivos foram muito pequenos. A gente sabe que não deslanchou. A Secretaria de Educação ficou em dívida com a comunidade”, analisa Cleidi. Por outro lado, Cleidi esclareceu que a falta de material de limpeza e higiene nas escolas ocorre em função do não repasse de R$ 3 milhões pelo Governo Federal.

Tema de casa para prefeituras
Ministério Público Federal (MPF) divulgou a lista dos municípios que segue a Lei de Acesso à Informação e possuem sites exemplares. Dentre 497 municípios analisados, Campo Bom figura em 112°, Nova Hartz em 359° e Araricá em 386°. Confira mais na página 13.

Fisiologismo puro
Em política, tudo é possível. Rivais de ontem serão os aliados de amanhã. Essas afirmações se confirmam quando a prefeita, Corinha Molling (pp), nomeia para a inexpressiva Secretaria Geral de Governo Adão Martins (PRB). Este, aliás, não poupava ofensas contra seus atuais colegas de Prefeitura, quando pedia votos para Deoclécio Grippa (PT) na campanha de 2012.