Coluna Poder

Por Deivis Luz

Rompimento anunciado
Por diversas oportunidades o Jornal Repercussão revelou os inúmeros assédios que o bloco de oposição ao governo do PMDB promovia ao vice-prefeito de Araricá, Edemar da Cunha (PSDB). Pois esta semana foi marcada, justamente, pela debandada dos tucanos do governo de Sergio Machado. Nas próximas semanas, o PSDB de Edemar define o seu futuro: se lançará candidatura própria, se coligará com Flávio Maciel Duarte (Rede) ou se adere ao bloco encabeçado por PP, PDT e PROS, que tem Flávio Foss (PP) como pré-candidato a prefeito. Outra possibilidade é união entre PSDB e PDT.

Situação de Sapiranga: 4 vias?
No final de 2015 e início de 2016, o Jornal Repercussão revelou em série de entrevistas as intenções de PT, PSDB, DEM, PMDB e PDT de lançarem candidaturas próprias à prefeitura. Os meses se passaram, as articulações e encontros se avolumaram, e as primeiras desistências apareceram: caso do PDT, de Valdir da Luz, que se aliou ao PT. Conforme antecipado nas entrevistas, PSDB lançará Bruna Blos, DEM virá com Ricardo Gross – PSD deve indicar o vice de Ricardo -, PT e PDT buscam novas alianças. PP e PTB formam o bloco de situação. PMDB, que disse que lançaria candidatura própria, ainda não fechou questão. Nova aliança com o PP não seria surpresa.

Marcel e Flávio
Pré-candidato a prefeito em Nova Hartz, Flávio Jost, do PP, conta com um cabo eleitoral de peso: o colega de partido e deputado estadual, Marcel van Hattem. Jost promoveu cinco encontros nos bairros para ouvir os desejos dos moradores. Adesão em peso mostrou que Flávio vem forte para a eleição.

Segurança
Vereador de Nova Hartz, Valentin Melo de Thomaz, PT, apresentou ofício que será endereçado às agências bancárias do Município. Vereador quer saber quais medidas foram adotadas pelos bancos no que tange a segurança bancária. Nova Hartz tem lei própria regrando normas sobre o tema.

PT e PDT juntos
Depois de algum suspense, o PDT deve apoiar o ex-prefeito Antonio (PT) na eleição em Nova Hartz. Sadi Stein será o vice.

Cátia esclarece sobre o ônibus
Secretária de Educação de Araricá, Cátia da Silva, esclarece que o micro-ônibus estacionado no pátio da Prefeitura não será consertado. A titular da Educação explica que o alto custo para a reforma do veículo e a idade do ônibus (ele foi adquirido em 2001) não compensariam. “É bem provável que ele será leiloado em um próximo leilão de bens inservíveis do Município”, esclarece.

Fixinha com ex-presidente do BNDES
Deputado estadual, João Fischer, PP, participou de encontro com o ex-presidente do BNDES, Luís Carlos Mendonça de Barros. Na pauta assuntos ligados ao Mercosul e a retomada da economia brasileira, com a chegada de José Serra no Ministério das Relações Exteriores.