Coluna Poder

Por Deivis Luz

Camada fina de asfalto
Esta semana na Câmara de Vereadores em Sapiranga, Lauderi dos Santos (o Dico do PT) levantou uma situação no mínimo pertinente. Ao transitar pela Rua Musa – que recém foi asfaltada – ele percebeu uma trepidação no seu veículo. De acordo com o vereador, há pontos em que o asfalto ficou tão fino que é possível perceber a saliência de algumas pedras. Caso merece uma visita técnica da Prefeitura no local.

Por falar em asfaltos…
Ex-prefeito, Nelson Spolaor (PT), encaminhou à redação documentos que comprovariam que o seu governo teria deixado R$ 30 milhões de boa herança para a atual administração dar prosseguimento em obras de asfaltamento.

Oposição esbraveja em Araricá
Vereadores de oposição em Araricá continuam a levantar a voz na tribuna. Desta vez o alvo foi a falta de médico no Posto de Saúde do bairro Imperatriz. Secretário de Saúde, João Nilmar da Silveira, esclarece que a médica que trabalhava no local optou em atuar em outro município e a Prefeitura busca nova profissional.

Dobradinha confirmada
Sergio Machado (PMDB) e Edemar da Cunha (PSDB) devem manter a coligação para a eleição de outubro. Esta semana, o prefeito voltou a garantir que terá o seu fiel escudeiro novamente ao seu lado para tentar a reeleição. Oposição conversou, assediou, mas ao que tudo indica Edemar e o PSDB continuarão ao lado do PMDB nesta eleição.

IPVA parcelado
O deputado estadual João Fischer (PP) propôs que o Estado parcele em até seis vezes o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os proprietários que estão em atraso com a Fazenda Estadual. Fixinha apresentou a proposta ao secretário de governo, Carlos Búrigo, durante audiência no Palácio Piratini. Cerca de 1 milhão de motoristas estão com o imposto atrasado.

PDT sai do bloco de oposição
A saída do PDT do bloco de partidos que tentam se alinhar para enfrentar a hegemonia do PMDB em Campo Bom é a primeira baixa do grupo. Na prática, o PDT é um partido em fase de estruturação em Campo Bom e que encolheu de 2008 para 2012. Enquanto que em 2008 os nove candidatos que disputaram aquela eleição fizeram 1.788 votos, em 2012, foram 632 votos, quando oito candidatos disputaram a eleição. Nas duas oportunidades, o PDT não elegeu vereador em Campo Bom.

PDT de Nova Hartz decide futuro
Neste sábado (4), na Câmara de Vereadores em Nova Hartz, os trabalhistas do PDT estarão reunidos. O encontro servirá para definir quem o partido apoiará nas eleições municipais de 2016: o PT, o PMDB ou se haverá candidatura própria. A tendência é de que a aliança com os petistas se mantenha. Mas, existe uma corrente contrária. Decisão final sairá no voto entre os integrantes da executiva.