Coluna Poder

Por Deivis Luz

Redução de vereadores em Sapiranga
Em tempos de crise na economia, onde trabalhadores estão perdendo o seu emprego e vendo o seu poder de compra diminuir, nada mais coerente do que os próprios políticos perceberem que o momento não é favorável e apresentarem proposta para cortar na própria carne. Sugestão que reduziria de 15 para 11 o número de vereadores em Sapiranga é louvável. No final de 2015, ato também foi cogitado pelo ex-presidente da Câmara, Vilmar Machado, PTB, mas proposta não progrediu. Agora, Rubinho (PP) e Nico (SD) protocolaram nova proposta. Ao que tudo indica, há os dez votos necessários para medida ser aprovada.

Álvaro Pereira deixa a CDL Sapiranga
Nome conhecido no comércio varejista, Álvaro Pereira (à esquerda) foi anunciado pelo PMDB de Sapiranga como novo integrante da sigla. Nos bastidores, o nome de Álvaro ganha força como pré-candidato à Prefeitura de Sapiranga. Porém, não está descartada a indicação do seu nome como vice em alguma chapa. Desde 2015, o nome de Álvaro Pereira vinha sendo cogitado como postulante à corrida eleitoral. Devido ao desejo de disputar a eleição de outubro, Álvaro Pereira renunciou ao cargo de presidente da CDL. De forma interina, assume a entidade Sérgio Loacir Kochem (foto à direita). Em outubro ocorre nova eleição na CDL.

Crise na região
E a crise econômica começa a atingir com força o setor calçadista da região. Nova Hartz sente os reflexos com a demissão de cerca de 120 funcionários da Calçados Ramarim (fato confirmado pelo presidente do Sindicato dos Sapateiros, Júlio Cavalheiro). Vereador de Nova Hartz, Eloir Colombo (PMDB), lamentou situação que reflete ainda em Araricá. Calçados Jabel também deve demitir funcionários nos próximos dias.

Sai Osmar, entra Neiva
O vereador Osmar de Campos esteve ausente nas duas últimas sessões em Nova Hartz por problemas de saúde. Ao que tudo indica, o vereador ficará afastado por um tempo para fazer uma cirurgia. Esta semana, Neiva Scherer Benkenstein, a primeira suplente do PMDB, foi até a Câmara e a partir da próxima sessão (na segunda-feira, dia 11), ela assume a vaga de Osmar.

Novos secretários na região
A prefeita Corinha Molling revelou quem passará a integrar sua equipe de governo em substituição aos secretários que deixaram as pastas para concorrer em outubro. No lugar de Emerson Leite entra Janete Salvati Hess. No lugar de José Aristides Figueiró entra Júnior Mauri Wachburguer. No lugar de Jorge Borges entra Cláudia Flores. De forma interina, Corinha responderá pela Secretaria Geral de Governo e a secretária de Administração, Carina Nath, pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Em Campo Bom, Nírio Breuning volta a comandar a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luciano Warken assume no lugar de Ieda Lauxen. Na Secretaria de Esporte e Lazer, Pedro Reus substitui João Carlos e Silva (JC).