Coluna Poder

Por Deivis Luz

Movimento contra a corrupção
Após a Polícia Federal obrigar o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, a depor e a esclarecer possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundos de desvios da Petrobras, os movimentos pró-impeachment ganham mais força. Se em 2015, os movimentos levaram milhões para a rua, não será diferente desta vez. Ninguém mais aguenta tantos escândalos e enriquecimento ilícito das principais lideranças políticas nacionais à custa do povo brasileiro. Isso precisa de um basta e o triunfo virá somente com a mobilização dos cidadãos.

Vida dura para políticos nas eleições
A lei é para todos e ninguém está isento de ser investigado. Os brasileiros respeitam a história de vida do ex-presidente Lula, que saiu do Nordeste e chegou à presidência. Porém, os cidadãos abominam as falcatruas e desvios que vieram à tona nos últimos 12 anos e que envolvem o seu partido, o PT. E é isso que está sendo debatido. Cometeu ou não atos ilícitos? O Ministério Público Federal, responsável pelas investigações, diz que sim. O acusado sempre negará. O fato é que a vida de petistas, pemedebistas, progressistas e todos que possuem filiação partidária será extremamente dura nas eleições de 2016. A credibilidade dos partidos se dissipou.

PSDB fica chateado
A entrega de um trator em Araricá causou mal estar junto aos integrantes do PSDB local. Isso porque, na foto que foi enviada para a imprensa, não constava nenhum dos membros do PSDB. Uma das principais lideranças do partido ficou chateado e relatou o caso para o Jornal Repercussão. A emenda de R$ 195 mil que viabilizou o trator foi articulada pelas lideranças do PSDB junto ao deputado federal Nelson Marchezan Júnior.

Proposta de Rosa aprovada
A vereadora Rosa Leães (PT) ficou satisfeita após a aprovação pelos colegas da criação do Conselho dos Direitos da Mulher. A Lei foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito, Arlem Tasso, esta semana. Agora, esforços se concentram na unificação da rede de atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica.

João Moraes articula recursos
O vereador petista de Sapiranga, João Moraes, esteve reunido com a prefeita, Corinha Molling, para anunciar a obtenção de recursos públicos para a cidade. Através de uma emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário (PT), foi indicado R$ 250 mil para obras de infraestrutura. Moraes sugeriu que o valor seja investido na canalização de esgoto no Loteamento São Luiz 1 (o popular Loteamento do Flavinho).

Spolaor e Egon em ato pró-Lula
Os petistas Nelson Spolaor, Egon Kirchheim e o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, foram à Porto Alegre na sexta-feira (4). Eles participaram de um ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Novo Hamburgo, participação de Egon e de Lauermann no ato pegou mal. A razão? Era horário de expediente da Prefeitura.