Coluna Poder

Por Deivis Luz

Faisal agradece prefeita Corinha
Durante transição de cargo da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), entre os prefeitos de Araricá, Sergio Machado e Faisal Karam, de Campo Bom, a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, foi citada por Faisal. O prefeito ressaltou a sensibilidade da prefeita e dos técnicos da Prefeitura de Sapiranga em oferecer a futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do bairro Fazenda Leão, para tratar o esgoto gerado em Campo Bom. Porém, isso deve atrasar o projeto de construção da ETE de Sapiranga.

Eleições e as rodas de conversa
Tem especulações para todos os gostos e estômagos nessa entressafra que antecede o período eleitoral. Uns dizem que em Campo Bom, a candidata para suceder Faisal Karam será a sua esposa, Cleusa Nascimento. Há quem fale até em uma grande ruptura dentro do PMDB campo-bonense, dependendo de quem for o indicado. Em Sapiranga, outros dizem que o candidato que irá concorrer pelo PP será o atual deputado federal, Renato Molling. Hipótese, esta, fantasiosa.

Alianças
Neste frenesi coletivo, até quem havia anunciado candidatura própria, agora, sinaliza encontros (naturais) com outros partidos para desenhar futuras coligações (caso de PMDB e PDT), que sentarão nos próximos dias, com o pré-candidato do DEM em Sapiranga, Ricardo Gross. Caso um blocão entre estas siglas (PMDB, PDT e DEM) seja apenas mera especulação eleitoral, teremos cinco candidaturas em outubro: PT, PP, PMDB, PDT e DEM. Cada um com o seu candidato.

Especulação em Nova Hartz
Outro município que enfrenta um cenário turbulento é Nova Hartz. Há novos burburinhos de que lideranças importantes do PT e que ajudaram o partido a chegar ao poder nos últimos 12 anos podem deixar a sigla. Com isso, segue a indefinição se os atuais partidos que integram a atual base de sustentação do PT manterão a aliança da chamada Frente Popular. Neste ambiente, até o ex-prefeito Mário Augustin é cogitado como pré-candidato em Nova Hartz.

Situação de Araricá
Por Araricá a situação está mais clara. Sergio Machado (PMDB) é candidato natural ao segundo mandato e Flávio Foss (PP) será o seu principal concorrente. Caso Flávio Maciel (REDE) não firme a especulada aliança com o PP, lançará a candidatura própria. Desta forma, serão três postulantes: Sergio (PMDB), Flávio (PP) e Maciel (REDE).

Finanças apertadas
Independente de quem vencer as eleições de outubro nos municípios, as lideranças pegarão as prefeituras em meio a uma crise financeira nacional. Gestão será fundamental.