Coluna Poder

Por Deivis Luz

Sapiranga e os vereadores
Semana que chega ao fim iniciou com zum zum zum sobre a possibilidade da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Sapiranga apresentar um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal, reduzindo de 15 para o 11 o número de vereadores. Na hora do vamos ver, proposta acabou não sendo encaminhada para a leitura dos expedientes da sessão ordinária. Na prática, uma redução do número de vereadores precisa passar por votação em dois turnos e obrigatoriamente, dez vereadores precisam concordar e votar pela redução. Algo difícil de acontecer com a disputa de vaidades existente atualmente.

Retrocesso no processo eleitoral
Os trintões iniciaram a votar na urna eletrônica nos anos 2000, quando completaram 18 anos. Notícia do corte de recursos federais para a Justiça Eleitoral (e consequentemente para a organização das eleições municipais de 2016) cheira mal. Por mais que a urna eletrônica tenha suas fragilidades, representa um passo significativo na incorporação da tecnologia para baratear processos e acelerar a apuração dos resultados eleitorais. É um verdadeiro gol contra ao processo democrático.

Bombeiros voluntários
Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Araricá e Nova Hartz, Glaucio Dietrich, usou a tribuna da Câmara arariquense para reforçar o seu pedido de apoio financeiro para a conclusão das obras da corporação no município vizinho. Saiu aplaudido pelos vereadores e moradores.

Dança das cadeiras
Com a licença saúde do vereador pemedebista Alvacir Grooders (o Guto), o ex-secretário Delso Ivan Civa (o Dídio) assumiu o cargo de vereador pelo PMDB. Fica até a próxima sessão (dia 7). Quem também volta para a Câmara antes do término do ano é Gilberto Goetert (o Betinho, do PP). Com isso, a suplente Morgana Moraes deixa o seu posto na Câmara.

Hospital de 1ª linha
Quem utiliza o SUS em Campo Bom ganhará na próxima semana um novo Hospital Dr. Lauro Reus. As obras de ampliação ficaram excelentes. Equipe do prefeito, Faisal Karam (PMDB), merece todos os parabéns e honrarias possíveis. Ah, e o mais exitoso e louvável: tudo construído com recursos municipais. Governo federal e estadual não entraram com um centavo.

Observações pertinentes
Sessão após sessão na Câmara de Vereadores de Araricá, oposição ao governo Sergio Machado (PMDB) faz críticas ao tamanho da máquina administrativa do Município. Cobram, de forma correta, a diminuição de secretarias. Pelo andar da carruagem, mudanças ou fusões de secretarias não ocorrerão e gasto com o pagamento de pessoal continuará diminuindo possibilidades de investimentos e obras.

Curtas da política

– Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Hartz, Valentin Melo de Thomaz, criou um número de WhatsApp para ficar ainda mais próximo do eleitor: 9190-1133.