Coluna Poder

Por Deivis Luz

Troca-troca de partidos
Os políticos que estavam insatisfeitos nas antigas siglas partidárias migraram para novas legendas. Desta forma mantiveram seus mandatos, caso do arariquense Flávio Maciel Duarte (ex-PMDB, agora Rede) e do vereador de Nova Hartz, Osmar de Campos (ex-PMDB, que também se filiou à Rede). Com a reforma política aprovada pelos deputados federais, novas trocas partidárias para políticos com mandatos serão possíveis apenas no mês de março. Até lá, seguem as especulações. Em Sapiranga não são poucas.

Coligação quase fechada em Nova Hartz
Com a saída de Osmar de Campos do PMDB de Nova Hartz, uma das coligações de oposição ao atual governo está praticamente fechada. E ela terá o PROS do vereador Cléo Hendges, o PSC do vereador Pedro Soares de Oliveira e agora a REDE, do vereador Osmar de Campos. Todos unidos na tentativa de quebrar a hegemonia do PT no município.

Volta da CPMF
Com os cofres vazios pela falta de recursos, os prefeitos começam a demonstrar, mesmo que timidamente, apoio à volta da CPMF. A cobrança de 0,2% sobre transações bancárias seria repartida com os municípios. Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, Sergio Machado (PMDB), é um dos prefeitos que apoia a volta da contribuição.

Visitas e pedidos
Vereador de Sapiranga Sandro Seixas (PP) aproveitou a chegada da nova secretária de Mobilidade, Janete dos Santos, e entregou suas reinvindicações.

Ordem de início
A Prefeitura de Nova Hartz agendou para sexta-feira (16), às 17h30, a solenidade que marcará o início as obras de pavimentação da Rua Jasmim, no bairro Arroio da Bica.

Recursos para obras em Sapiranga
A Câmara de Sapiranga aprovou em sessão na quarta-feira (14) abertura de crédito especial de R$ 12.720.490,26. O recurso será usado pela Prefeitura para obras de infraestrutura e asfaltamento de ruas nos bairros Amaral Ribeiro, Centenário e São Jacó. As ações integram o Programa Pró-Transporte PAC 2.

Contratação de professores
Outro projeto aprovado pelos vereadores foi a contratação emergencial de 40 professores oficineiros para atuarem no Projeto Conexão Férias. Os profissionais atuarão em projetos que incentivam à prática esportiva, culturais e artísticas.

Governos e a segurança pública
Durante audiência pública sobre a segurança em Araricá, o delegado da Polícia Civil de Sapiranga e Araricá, Fernando Pires Branco, criticou os governos. “A segurança pública nunca foi prioridade. Nas eleições, os candidatos falam de passagem sobre o tema. Nenhuma atitude é tomada de concreto para melhorar a questão. É necessário dotar os órgãos com estrutura adequada”, cobrou.