Coluna Poder

Por Deivis Luz

Para fazer o básico
Petistas, pemedebistas, progressistas, sociais democratas e trabalhistas se reuniram, dias atrás, para um ato em benefício da RS-239 e da população que mora no entorno da rodovia. Depois de muita pressão, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) anunciou que contratará uma empresa para fazer os projetos da futura construção de ruas laterais (na altura do pórtico das asas-deltas e próximo da empresa Beira Rio). A ação, lógico, é bem-vinda, e mostra sensatez. Explico. Construir ruas laterais é o que a EGR conseguirá fazer a curto e médio prazo. Agora, esqueçam passagem subterrânea, construções de viadutos ou qualquer outro projeto faraônico.

Limitação técnica
É nítida a carência no departamento de engenharia da EGR. O fato é tão verdadeiro que a estatal não consegue realizar tais projetos com as próprias pernas. Necessita contratar uma empresa para elaborar os estudos. Querem um exemplo? Todo o projeto de engenharia das obras em andamento em frente da Universidade Feevale foi elaborado pela instituição. De momento, a EGR consegue apenas atuar no básico. Itens mais complexos e que demandam um corpo técnico qualificado acabam necessitando de contratos com empresas privadas.

Ponte da vergonha
A futura construção da ponte da Avenida dos Municípios (entre Campo Bom e Novo Hamburgo) continua lá. Sem a movimentação de um prego ou martelo. Na realidade, quando a construção chegar ao fim, seria de bom senso que as lideranças regionais a abrissem de imediato para o trânsito de veículos. É a típica ação em que se ocorrer uma inauguração será um vexame ainda maior. Em países sérios, a ponte da Avenida dos Municípios estaria concluída em um mês. Aqui, em 30 anos.

Hospital Lauro Reus
Na quinta-feira (6), os funcionários e colaboradores do Hospital Dr. Lauro Reus foram surpreendidos com o depósito de 70% do salário. Gestores responsáveis pelo pagamento enviaram comunicado interno explicando as razões para o parcelamento. Nos últimos dias, alguns pagamentos foram efetuados, e o complemento da folha pôde ser quitado. No aspecto da busca por um entendimento para resolver as pendências amplamente divulgadas pela imprensa, foram criados grupos de trabalho com técnicos da Prefeitura Municipal e do Hospital, Dr Lauro Reus, que definirão os pontos de ajuste entre a Administração e a Gestora da Casa de Saúde.

Combate ao desemprego
Os vereadores de Nova Hartz Oséias Oliveira (PMDB) e Robinson Bertuol (PSC), estiveram reunidos com membros do governo do estado para encontrar alternativas e novas oportunidades para a população.

Política honesta
Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Hartz Juliano Borges Peres (PP) fez um discurso forte esta semana e reforçou que acredita ainda em uma política correta, honesta, limpa, com propostas coerentes, respeitando o dinheiro público e respeitando principalmente as pessoas. “Mesmo com todas estas adversidades, a atual gestão tem seguido suas meta”, disse Juliano.