Coluna Poder

Por Deivis Luz

Para servir de modelo
Coletiva convocada pelo prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, demonstra que a sua equipe está empenhada para espantar a crise econômica e possibilitar a oferta de novas oportunidades de trabalho aos campo-bonenses. O plano é ousado (destinar mais de R$ 1 milhão através de incentivo às empresas) mas, deve ser reverenciado em época de crise.

Esvaziamento de serviços
Por outro lado, a Prefeitura de Campo Bom segue buscando alternativas para diminuir o custeio do Hospital Dr. Lauro Reus. Recentemente, fechou contrato com laboratório de análises clínicas para prestar o serviço à Prefeitura e aos usuários do SUS. Na prática, os exames laboratoriais eletivos serão feitos pelo Laboratório Bio Analisys. Serviços de urgência, como os do Pronto Atendimento ainda serão feitos pelo Hospital. Mais detalhes na página 12.

Corneta
Na semana anterior, reportagem do Repercussão abordou indicação dos vereadores Deise Kemp de Lima, Pedro Becker e Arlei de Oliveira, do PP, e Maximiliano Gomes da Silva (PROS) sobre a necessidade de oferecer atividades lúdicas aos estudantes de Araricá. Porém, integrante da Prefeitura entrou em contato com a redação e disse que existem diversas atividades neste sentido e que vereadores estariam desinformados.

CPI do FAPS
Integrantes da CPI do FAPS da Câmara de Vereadores de Sapiranga encerraram o período de investigação e levaram a conclusão do relatório para o Ministério Público. A CPI concluiu que há indícios de prática de improbidade administrativa no exercício de 2012, que gerou ausência do Certificado de Regularidade Previdenciária para a Prefeitura, em 2013.

Ironia durante audiência
Diretor médico do Hospital Dr. Lauro Reus, Zoé Dalmora, usou a ironia para iniciar a série de explicações concedidas durante agenda com os vereadores na Câmara em Campo Bom. Lembrando do episódio do incêndio que afetou o setor da contabilidade do Hospital de Caridade São Roque, em Faxinal do Soturno (que administra o Hospital em Campo Bom), fez referência a pasta repleta de documentos que levou até a Câmara campo-bonense. “A mala que trouxe é grande e nem tudo incendiou em Faxinal do Soturno”, disse. É claro, Zoé usou a ironia devido às insinuações de que o incêndio em Faxinal do Soturno teria sido proposital, conforme hipóteses ventiladas à época.

Nova Hartz e recursos para CDL
Vereadores de oposição em Nova Hartz voltaram a criticar a postura de falta de diálogo entre entidades e a Prefeitura. O bloco de oposição (PDT, PT, PSB e PSC) não se cansa de citar que é necessário incentivar entidades para, de alguma forma, fomentar a economia. Com a negativa da Prefeitura em não repassar R$ 4 mil para a CDL de Nova Hartz organizar sua Feira de Descontos, as críticas voltaram a ser disparadas pela oposição.