Coluna de política: Após pressão junto ao Estado, Campo Bom conquista revisão dos atendimentos oncológicos

Foram anos de reuniões, encontros e solicitações formais para que Campo Bom conseguisse uma revisão pelo Governo do Estado do local de atendimento dos pacientes oncológicos que necessitam de atendimento no município.

 

Através de uma audiência de conciliação realizada na terça-feira (7), na Justiça Federal (CEJUSCON), com a presença de representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Hospital Regina de Novo Hamburgo, de representantes do Ministério da Saúde e de todos os municípios que são atendidos no hospital hamburguense, ficou definido que a partir dos próximos dias, os pacientes serão atendidos no Centro de Oncologia Oncoprev, em Taquara.
A Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Saúde, acompanhou de perto todos os desdobramentos. O secretário João Paulo Berkembrock avaliou esse avanço. “Era uma situação muito preocupante. Toda a troca gera um certo desconforto, pois o Hospital Regina era mais perto, mas não posso aceitar que uma pessoa fique de sete a oito meses aguardando para ser atendida em Novo Hamburgo. Na luta contra o câncer, um ou dois meses pode significar a vida de alguém e 50 quilômetros a mais não vai ser impeditivo. Minha avaliação é positiva, conseguindo atender nossa população no mais curto prazo possível, e que dê mais tempo de sobreviver na luta contra o câncer, independente da distância e do esforço que tivermos que fazer para transportar, vale a pena”, declarou o secretário.
Paralelamente, Campo Bom manterá o esforço e a agenda propositiva para que os recursos do teto para os atendimentos de média e alta complexidade (o chamado teto MAC), seja revisado e receba mais verbas.
No próximo dia 15 de dezembro, o deputado estadual Issur Koch e o senador Luís Carlos Heinze, ambos do Progressistas, promovem videoconferência com a diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET) do Ministério da Saúde, Maíra Basta Botelho. Em pauta, mais recursos para o tratamento oncológico no Vale dos Sinos, em especial das cidades que têm como referência para atendimento o Hospital Regina, em Novo Hamburgo.