Coligações definem para 26 de setembro o debate de Sapiranga

Eleições 2016 | Organização é do Jornal Repercussão e da Rádio Cinderela

Sapiranga – Para contribuir com o processo de escolha dos eleitores sapiranguenses, o Jornal Repercussão e a Rádio Cinderela 810 AM – integrante do sistema da Rede Gaúcha Sat – promovem na segunda-feira (26), às 20 horas, um debate entre os candidatos à Prefeitura de Sapiranga. Na terça-feira (13) as direções do Jornal Repercussão e da Rádio Cinderela receberam os candidatos Álvaro Pereira (PMDB), Ricardo Gross (DEM) e Nelson Spolaor (PT) para definir as regras do debate. Convidado para o encontro, o PP não enviou representante e não participou da discussão da fórmula do debate, que ocorrerá nos estúdios da Rádio Cinderela (Rua Santo Inácio de Loiola, 253 – Sala 03 – Centro de Campo Bom).

O debate eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de Sapiranga ocorrerá na semana decisiva, que antecede a eleição, marcada para o domingo (2 de outubro).

Debates na região

Este será o segundo encontro confirmado entre os candidatos às prefeituras da região. Há duas semanas, os candidatos de Campo Bom aceitaram participar de um debate – que ocorrerá no dia 24 de setembro, às 10 horas, na Rádio Cinderela. Em Araricá e Nova Hartz, não haverá debates. Procurados, Edson Trindade (PMDB), Flavio Jost (PP) – candidatos de Nova Hartz – e Flavio Foss (PP) – candidato em Araricá – não aceitaram participar de debates.

O papel de informar

– O Jornal Repercussão e a Rádio Cinderela AM 810 estabeleceram uma parceria para a realização dos debates em duas das principais cidades do Vale do Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre: Campo Bom e Sapiranga.

– Em um momento político e social onde entidades e partidos políticos sofrem contestações da sociedade, o Jornal Repercussão e a Rádio Cinderela – legítimos veículos de comunicação que conhecem a realidade local, acompanham as coisas boas e ruins que ocorrem diariamente nos municípios – assumem o compromisso de levar aos cidadãos campo-bonenses e sapiranguenses as propostas de governo daqueles que pretendem governar duas das principais cidades da região. É a imprensa livre cumprindo o seu papel de debater o desenvolvimento regional das comunidades.

Formato do debate está definido

O debate eleitoral em Sapiranga será dividido em cinco blocos. No 1º, os candidatos terão um minuto para apresentação e considerações iniciais. No 2º bloco, os candidatos farão perguntas entre si, sobre temas livres. Cada candidato terá 30 segundos para formular a pergunta. O candidato escolhido para responder terá um minuto e 30 segundos. Ainda haverá 1 minuto para réplica e outros 30 segundos para tréplica. A mesma fórmula será repetida no 3º bloco. No 4º bloco, os candidatos terão três minutos para responder quais serão as três prioridades do seu governo. Neste item, será concedido 1 minuto para abordar cada tema prioritário. No 5º e último bloco, os candidatos terão dois minutos para considerações finais.

Jornal e rádio obedecem regras estabelecidas pela legislação eleitoral

Para oficializar a realização do debate, as direções do Repercussão e da Cinderela oficializaram e comunicaram às coligações sobre a reunião que definiu as regras do debate, com 72 horas de antecedência. Outra medida que as direções tomarão para garantir a realização do debate é comunicar os cartórios eleitorais de Campo Bom e de Sapiranga sobre a realização dos eventos. No dia, o debate será transmitido, também, ao vivo pela página do Jornal Repercussão no Facebook, que possui mais de 34 mil seguidores, amplificando o debate entre os candidatos.